Com a pandemia do novo coronavírus, a rotina das pessoas sofreu algum tipo de alteração. Segundo orientações de governantes e líderes da saúde, é preciso realizar diversas ações de prevenção para que não ocorra o crescimento acelerado do número de casos da Covid-19. Ações práticas, como idas ao supermercado, por exemplo, exigem muita atenção antes, durante e após, pois, apesar de não serem transmissores da doença, os produtos manuseados por alguém contaminado representam riscos.
Conforme a coordenadora do Ambulatório de Nutrição do Saúde Univates, nutricionista Franciele Machado Wermann, que é especialista em gestão da segurança alimentar e nutricional, é extremamente importante tomar cuidado nas idas ao supermercado. Devemos utilizar máscaras e, se possível, luvas, além de deixar uma certa distância entre as pessoas. É preciso fazer uma lista de compras para pegar o que é necessário de forma rápida no supermercado, devendo tocar apenas nos produtos que for levar. Franciele ainda explica que é muito importante se ter a adequação destes hábitos. O mesmo cuidado que temos quando chegamos em casa devemos ter com os produtos que entram conosco. Sabemos por meio de pesquisas que o vírus se mantém vivo em certos ambientes durante um determinado período de tempo, e precisamos contê-lo, orienta.
Ao retornar para casa, é essencial higienizar as superfícies da cozinha nas quais serão manipulados ou guardados os alimentos, como bancadas, pia e despensa, com álcool 70%. Quanto à maneira correta de higienização dos alimentos, a nutricionista explica que para hortaliças, frutas, verduras e legumes deve ser feita uma solução com uma colher de sopa de água sanitária para cada um litro de água, deixando os produtos de molho durante 20 minutos. Após esse tempo, deve-se lavar os alimentos em água corrente e deixá-los secar naturalmente. Já para produtos com embalagens, deve-se utilizar um pano com álcool 70%, e nos casos de embalagens mais resistentes, pode-se usar água corrente com sabão.
Fique ligado!
Segundo estudos preliminares divulgados pelo portal New England Journal of Medicine, o coronavírus pode sobreviver no ar por até três horas. Em plásticos, o vírus é capaz de se manter vivo pelo período de até cinco dias. Conforme o médico infectologista e professor da Univates Guilherme Campos, também é de extrema importância higienizar as sacolas plásticas, que são distribuídas pelos estabelecimentos. Também devemos tomar cuidado com as sacolas plásticas. Elas devem ser higienizadas com a utilização de álcool 70% ou isoladas dentro de um ambiente pelo período de cinco dias, informa o professor.
Confira outras notícias
Laboratório de Química da Univates chega a 3.800 litros de álcool diluído para doação
Univates recebe primeiro lote de teste para detectar o novo coronavírus
Pesquisadores do PPGBiotec participam de pesquisa sobre o coronavírus
Centro de Gestão Organizacional da Univates oferece mentoria para micro e pequenos empresários
Univates faz parte da estrutura de Lajeado no tratamento de pacientes com coronavírus
Sajur segue com os atendimentos de forma remota
Univates realiza atendimentos pediátricos ambulatoriais encaminhados pela UPA e pelas UBS de Lajeado
Tecnovates produz máscaras para combate ao coronavírus
Primeiro lote de testes para detectar Covid-19 chega à Univates em duas semanas
Curso de Design de Moda da Univates confecciona jalecos para profissionais da saúde