Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional

Univates oferece projeto de extensão em robótica educacional

Por Vinicius Mallmann

Postado em 20/02/2020 08:18:45


Compartilhe

O projeto de extensão Robótica Educacional, desenvolvido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, chega ao seu 13º ano. Direcionado a escolas de educação básica, do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, o projeto promove visitas, apresentações, participação em feiras, oficinas e a clássica Competição de Robótica. Interessados em participar das atividades do projeto devem entrar em contato pelo e-mail robotica@univates.br.

Divulgação

No ano passado mais de 600 alunos participaram de alguma atividade do projeto, como visitas a escolas e oficinas. O projeto de extensão Robótica Educacional, vinculado ao programa de extensão Ciências Exatas e Tecnológicas, é um dos mais de 30 projetos mantidos pela Univates.

Conforme o coordenador do projeto, professor Fabrício Pretto, a realização das oficinas é dividida em três momentos. “Quando uma escola demonstra interesse, entramos em contato para fazer o agendamento de uma visita, na qual realizamos a apresentação para os alunos e professores. Após isso, a escola marca um dia para vir à Univates participar das oficinas práticas, nas quais os estudantes são desafiados a montar e programar seus robôs. Por fim, as escolas que participaram são convidadas a disputar a Competição de Robótica, que ocorre durante o Technology Day”, comenta.

Divulgação

 

O projeto tem como objetivo promover a utilização da robótica como apoio educacional nas escolas, estimulando o engajamento dos estudantes da Univates que atuam como voluntários. Por meio de oficinas práticas e aplicadas, o projeto busca aperfeiçoar as habilidades dos estudantes da graduação e despertar o interesse dos alunos da educação básica pelas ciências exatas e tecnológicas.

Saiba mais

Além das atividades desenvolvidas pelo projeto nos últimos anos, será ofertado um conjunto de exercícios para turmas que já participaram da primeira oficina e desejam dar continuidade às práticas. “Para essa dinâmica serão propostos problemas de raciocínio lógico, matemática, física e interpretação de problemas, de acordo com a série em que os estudantes estão matriculados. Esses exercícios possibilitam que as turmas retornem diversas vezes à Univates para aprimorar seus conhecimentos. O foco das oficinas de continuidade é estabelecer forte relação entre teoria e prática fazendo uso da robótica como ferramenta”, finaliza Pretto.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar