Quem é a Íris
Filha de pais judeus, ambos profissionais do comércio, e nascida nos Queens em Nova York, Iris Apfel foi estudante do curso de História da Arte na Universidade de Nova York e frequentou a Escola de Arte da Universidade do Wisconsin-Madison.
No início da carreira, trabalhou em um jornal comercial da indústria da moda. Seu casamento aconteceu em 22 de fevereiro de 1948 com Carl Apfel. Dois anos depois, juntos, inauguraram uma tecelagem, a Old World Weavers, empresa administrada por eles até o ano de 1992, quando se aposentaram.
Em 2014 estreou, no Festival de Cinema de Nova York, o documentário Iris, dirigido por Albert Maysles.
O monólogo
Nathalia Timberg está em cena como Iris Apfel dando uma entrevista — ela abre sua casa e divide, com uma suposta equipe jornalística, suas histórias e opiniões sobre os mais variados assuntos, sem papas na língua.
Timberg, que aos 90 anos está em plena atividade artística, comemorou seu aniversário, também nonagenário, em 2019. Alusivo à sua comemoração, a atriz interpreta a americana com um monólogo-homenagem, texto inédito de Cacau Hygino e direção de Maria Maya.
Através das ideias arrojadas e do humor ácido de Iris Apfel, a peça é um elogio à liberdade de ser e de se expressar, em qualquer tempo da vida. Apfel inspira e surpreende artistas e criadores mundo afora com sua autenticidade e pensamento. Suas ousadas misturas ao se vestir, seus acessórios exuberantes, os óculos gigantes e roupas multicoloridas falam sobre a independência a que todo mundo tem direito. Sobre experimentar - e se experimentar – sem medo do julgamento.
Ingressos
Os ingressos para o evento variam de R$ 30,00 a R$ 80,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Univates ou de forma on-line no Sistema de Ingressos da Univates.
De 2 de janeiro de 2020 a 12 de fevereiro de 2020, a bilheteria atenderá de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h. Em caso de dúvidas sobre a apresentação, contate o Teatro Univates pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5949, ou pelo e-mail bilheteria@univates.br.
