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Ciências Exatas

Tese de professora da Univates aborda o Pibid, o ensino de Química e a docência colaborativa

Por Lucas George Wendt/Dipes

Postado em 28/01/2020 10:38:36


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A professora de Química Jane Herber defende a maior valorização das licenciaturas, especialmente em relação à formação docente em Química. “É cada vez mais reduzido o número de estudantes que escolhem a licenciatura, o que vem sendo comprovado por haver vagas ociosas nos cursos. Acredito que é preciso renovar o encanto pela profissão e promover a valorização do profissional da educação”, explica. 

A partir dessa perspectiva, a agora doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) trabalhou com a docência colaborativa no escopo das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), tema central de sua tese.

Bruna Laís Alves

Na Univates, Jane trabalha há nove anos com disciplinas das áreas de engenharia e química no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec). Também se envolve com o Pibid — o objeto de estudo de seu doutorado.

Fiz o acompanhamento dos bolsistas do subprojeto Pibid/Química de uma instituição de ensino superior comunitária durante quatro anos. Acompanhei as atividades realizadas, visitei as escolas, participei de reuniões de planejamento e reuniões de avaliação com as escolas
Doutora Jane Herber

A docente conta que também pôde experimentar estar do outro lado durante sua caminhada formativa. “Fui bolsista do Pibid da Univates por um período. Busquei a influência na formação docente em Química a partir das experiências com o programa”, explica a professora. Quanto aos resultados obtidos por meio de seu estudo, em todos os aspectos a doutora assegura a necessidade de continuidade do programa. “As escolas, professores, alunos da educação básica, professores da universidade e estudantes de licenciatura ganham com ele. Os aspectos positivos preponderam”, argumenta. 

O estudo foi conduzido por meio do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, vinculado ao PPGQVS da Ufrgs, programa ofertado por uma associação de instituições: Ufrgs, Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal do Pampa. 

O orientador do trabalho foi o professor doutor José Claudio Del Pino. A tese foi avaliada pelas professoras doutoras Michele Câmara Pizzato e Camila Greff Passos, ambas da Ufrgs, e Eniz Conceição de Oliveira, docente da Univates. 

Jane observa que o Pibid é um espaço de atuação conjunta entre diversos atores. “Todos os sujeitos passaram a ser colaboradores para dar conta das ações e dos objetivos propostos. Na minha concepção, o programa, já consolidado como política pública para formação inicial docente, precisa ter continuidade e receber incentivos. Talvez seja um caminho para fortalecer a licenciatura”, completa.

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