Para quem quer aproveitar as férias para colocar a leitura em dia, buscamos uma lista de livros mais influentes sobre negócios. A seleção foi feita pelos sites americanos Business Insider e The Ladders.
#1 Aventuras empresariais, de John Brooks
O livro de negócios favorito de Bill Gates, conta grandes fracassos de grandes empresas.
#2 O investidor inteligente, de Benjamin Graham
Maior consultor de investimentos do século XX, Benjamin Graham usa seu conceito de “valor de investimento” para proteger os investidores de cometerem erros substanciais e os ensina a desenvolver estratégias de longo prazo.
#3 O Dilema Da Inovação. Quando As Novas Tecnologias Levam As Empresas Ao Fracasso, de Clayton Christensen
Este livro assume a posição radical de que grandes empresas fracassam exatamente porque fazem tudo certo. Ele demonstra por que boas empresas, mesmo mantendo sua antena competitiva ligada, ouvindo os clientes e investindo agressivamente em novas tecnologias, perderam sua liderança no mercado quando se confrontaram com mudanças tecnológicas de ruptura e incrementais na estrutura do mercado. E conta como evitar um destino semelhante.
#4 O poder de pensar fora da caixa: As lições de 8 executivos que superaram problemas aparentemente insolúveis, de William N. Thorndike
O que faz com que um executivo seja bem-sucedido? É o que este livro promete desvendar.
#5 Factfulness: O hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos, de Hans Rosling, Anna Rosling Rönnlund e Ola Rosling
Um livro que destrói mitos apresentando fatos e estatísticas de forma clara e divertida. Altamente recomendado por Bill Gates.
#6 A estratégia do oceano azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne
Com base em um estudo de 150 movimentos estratégicos (que abrangem mais de 100 anos e 30 setores), os autores afirmam que o êxito duradouro não decorre da disputa feroz entre concorrentes, mas da criação de “oceanos azuis” – novos e intocados espaços de mercado prontos para o crescimento.
#7 Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie
Mais de setenta anos depois de sua primeira edição, depois de mais de 50 milhões de exemplares vendidos, Como fazer amigos e influenciar pessoas segue sendo um livro inovador, e uma das principais referências do mundo sobre relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal.
#8 Bad Blood: Secrets and Lies in a Silicon Valley Startup, de John Carreyrou
Ainda sem tradução para o português, conta a história completa sobre a ascensão de tirar o fôlego e o colapso chocante da Theranos, a startup de biotecnologia de bilhões de dólares. A história é contada pelo jornalista premiado que primeiro divulgou a história e a perseguiu até o fim, apesar da pressão de seu carismático CEO e das ameaças de seus advogados. P
#9 A Arte da Guerra, de Sun Tzu
Um tratado militar, escrito por volta de 500 a.C., é atual a ponto de ser publicado praticamente no mundo todo até os dias de hoje. A arte da guerra traz as estratégias transmitidas pelo general chinês Sun Tzu. Elas transcendem os limites dos campos de batalha e alcançam o contexto das pequenas ou grandes lutas cotidianas.
#10 Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir, de Simon Sinek
Por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? Por que algumas despertam grande lealdade por parte de clientes e funcionários? Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva – o porquê. Ao publicar esse livro, o autor iniciou um movimento que tem ajudado milhões de pessoas a encontrar um sentido maior no próprio trabalho e, assim, inspirar colegas e clientes.
#11 Inteligência Emocional, de Daniel Goleman
Publicado pela primeira vez em 1995, nos Estados Unidos, este livro transformou a maneira de pensar a inteligência. Alterou práticas de educação e mudou o mundo dos negócios.
#12 Faça acontecer, de Sheryl Sandberg
As mulheres compõem hoje grande parte da força de trabalho no mundo. Mas ainda são os homens que dominam os cargos de liderança. Dos 195 países independentes no mundo, apenas dezessete são governados por mulheres. A porcentagem feminina em papéis de liderança é ainda menor no mundo empresarial. Isso significa que, quando se trata de tomar as decisões mais importantes para todos, a voz das mulheres não tem o mesmo peso. Neste livro absolutamente inspirador, Sheryl Sandberg investiga as razões de o crescimento das mulheres na carreira estar há tantos anos estagnado, identificando a raiz do problema e oferecendo soluções práticas e sensatas para que elas atinjam todo o seu potencial.
#13 Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen R. Covey
O livro de negócios mais importante do Século XX Presença constante na lista de best-sellers, Os 7 hábitos das pessoas altamente eficientes ganha uma nova edição, revista e ampliada, para comemorar seus 25 anos. Desde a primeira publicação da obra, muita coisa mudou no mundo empresarial e político. No entanto, os 7 hábitos estabelecidos por Stephen Covey são eternos e imutáveis, guiando e ajudando inúmeras pessoas neste meio século ? sejam elas chefes de Estado ou indivíduos comuns.
#14 A coragem de ser imperfeito, de Brené Brown
Primeiro lugar na lista do The New York Times. Brené Brown ousou tocar em assuntos que costumam ser evitados por causarem grande desconforto. Sua palestra a respeito de vulnerabilidade, medo, vergonha e imperfeição já teve mais de 25 milhões de visualizações. Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. Mas isso não precisa ser ruim. Como mostra Brené Brown, a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem. Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação e a criatividade.
#15 A startup enxuta, de Eric Ries
Como os empreendedores utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas Na vanguarda do empreendedorismo do século 21, Eric Ries criou uma abordagem revolucionária para a administração, que gerou um movimento que está transformando a maneira como os novos produtos são criados, desenvolvidos e lançados. Esses princípios se aplicam a todos aqueles que procuram construir produtos verdadeiramente novos sem desperdício, que podem ser utilizados tanto por startups de empresas de garagem quanto por inovadores presentes nas grandes empresas.
#16 Good to Great: Why Some Companies Make the Leap…and Others Don’t, de Jim Collins
As conclusões do estudo “Bom ao Ótimo” surpreenderão muitos leitores e lançarão luz sobre praticamente todas as áreas da estratégia e prática de gerenciamento. “Alguns dos principais conceitos discernidos no estudo”, comenta Jim Collins, “fogem da nossa cultura empresarial moderna e, francamente, incomodam algumas pessoas”.
#17 A terceira medida do sucesso, de Arianna Huffington
Depois de desmaiar de exaustão no próprio escritório – por excesso de trabalho, falta de sono e sobrecarga emocional –, Arianna Huffington se deu conta de uma verdade perturbadora: nosso estilo de vida está nos deixando doentes. E, ironicamente, nossa busca por sucesso profissional tem nos levado ao fracasso como seres humanos. Em geral, medimos nosso sucesso pela quantidade de dinheiro e poder que conseguimos obter. Mas, neste livro, Arianna prova a necessidade de criarmos uma Terceira Medida, um novo indicador de prosperidade que inclua o bem-estar, a admiração, a sabedoria e a compaixão – os quatro pilares fundamentais da verdadeira realização.
#18 A lógica do cisne negro, de Nassim Nicholas Taleb
Neste livro fascinante, Taleb mostra que, ao contrário do que defende a maioria dos economistas, estamos constantemente à mercê do inesperado. A estes acontecimentos imprevisíveis o autor dá o nome de Cisne Negro (animal que se considerava inexistente até ser visto, pela primeira vez, inesperadamente, na Austrália, no século XVII).Um Cisne Negro é um evento com três características altamente improváveis: é imprevisível, ocasiona resultados impactantes e, após sua ocorrência, inventamos um meio de torná-lo menos aleatório e mais explicável. O sucesso surpreendente do Google foi um cisne negro, assim como o 11 de Setembro.
#19 Too Big to Fail, de Andrew Ross Sorkin
Ainda sem tradução para o português, o livro traz uma das narrativas financeiras mais emocionantes em décadas sobre a crise americana de 2008. Andrew Ross Sorkin, um colunista do New York Times e um dos repórteres financeiros mais respeitados dos Estados Unidos, apresenta a primeira narrativa definitiva da crise econômica que levou o mundo à beira do colapso. Por meio do acesso sem precedentes aos players envolvidos, ele recria todo o drama e a turbulência de dias históricos, revelando detalhes nunca antes divulgados e recontando como, motivado tanto pelo ego quanto pelo medo, homens e mulheres mais poderosos em finanças e política decidiram o destino da economia mundial.
#20 A Riqueza das nações, de Adam Smith
O clássico A Riqueza das Nações, foi escrito por Adam Smith, muitas vezes citado como o pai da economia moderna. A obra, publicada pela primeira vez em 1776, influenciou, além de muitos escritores e economistas, governos e organizações. Ela é dividida em cinco livros, que, juntos, foram considerados a primeira obra moderna sobre economia e ditaram os pilares do liberalismo, proporcionando a base intelectual da grande era do século XIX de livre-comércio e expansão econômica.
#21 Barbarians at the Gate: The Fall of RJR Nabisco, de Bryan Burrough e John Helyar
Ainda sem tradução para o português, este best-seller no ranking do New York Times é provavelmente a melhor narrativa de negócios já escrita. É o relato clássico da queda da RJR Nabisco. Traz a história da ganância e dupla negociação vinte anos após o acordo de US$ 25 bilhões que marcou a década de 1980.
#22 The Smartest Guys in the Room: The Amazing Rise and Scandalous Fall of Enron, de Bethany McLean e Peter Elkind
Já saíram dezenas de livros sobre Watergate, mas apenas Todos os Homens do Presidente deu aos leitores a história completa, com todo o drama, nuances e reportagens exclusivas. Trinta anos depois, se você vai ler apenas um livro sobre Watergate, esse ainda é o livro. Atualmente, a Enron é a maior história de negócios do nosso tempo, e os roteiristas da Fortune, Bethany McLean e Peter Elkind, são os novos Woodward e Bernstein. Surpreendentemente, foi há apenas dois anos que a Enron foi notada para simbolizar uma grande empresa da Nova Economia, com seus lucros vertiginosos e o preço das ações em alta. Mas isso foi antes da Fortune publicar um artigo de McLean que fazia uma pergunta aparentemente inocente: “como exatamente a Enron ganha dinheiro?”. A partir daquele momento, o castelo de cartas da Enron começou a desmoronar. Desta vez, McLean e Elkind investigaram muito mais profundamente, para lançar este livro definitivo — ainda sem tradução para português — sobre o escândalo da Enron e as pessoas fascinantes que estiveram por trás dele.
#23 Quando os Gênios Falham, de Roger Lowenstein
Roger Lowenstein traz a emocionante montanha-russa da Long-Term Capital Management. Com base em memorandos internos confidenciais e entrevistas com dezenas de personagens-chave, o autor explica não apenas como o fundo ganhou e perdeu dinheiro, mas também como as personalidades dos parceiros da Long-Term, a arrogância de suas certezas matemáticas e a cultura da própria Wall Street contribuiu para sua ascensão e queda.
#24 Marketing de guerrilha, de Jay Conrad Levinson
Revista e ampliada, a nova edição de Marketing de guerrilha traz as boas novidades do marketing – algumas eternas, outras novíssimas – e os insights que podem valer uma vantagem nas batalhas do mercado. Em Marketing de guerrilha, Jay Conrad Levinson oferece um atualizado conjunto de táticas para pequenas e médias empresas, que inclui estratégias de baixo custo para vendas pela internet, dicas para o uso de novas tecnologias, como o podcasting, técnicas para melhorar o relacionamento com clientes, lições de administração e comunicação e o que esperar do empreendedorismo.
#25 In Search of Excellence: Lessons from America’s Best-Run Companies, de Tom Peters e Robert H. Waterman
Sem tradução para o português, o livro se baseia em 43 das melhores empresas americanas de diversos setores comerciais. Os autores descrevem oito princípios básicos de gerenciamento — estímulo à ação, orientação para pessoas, práticas de maximização de lucros etc. — que fizeram estas empresas ser bem-sucedidas.
#26 Feitas para durar, de Jim Collins e Jerry I Porras
Baseados em seis anos de pesquisa na School of Business de Stanford, Collins e Porras utilizaram 18 empresas excepcionais e duradouras ? que têm idade média de 100 anos e superam o mercado de ações por um fator de 15 desde 1926 ? e as compararam diretamente com suas melhores concorrentes. Eles investigaram as empresas desde seus primórdios até a época da pesquisa ? por todos os seus estágios: startups, empresas medianas e grandes corporações. No processo, os autores perguntaram: O que diferencia as empresas legitimamente expressivas das outras? No Brasil, será lançado em março de 2020.
#27 Den of Thieves, de James B. Stewart
“Den of Thieves” conta a história completa de escândalos de abuso de informação privilegiada que quase destruiu Wall Street na década de 1980 e dos homens que o fizeram, além da perseguição que finalmente os levou à justiça.
#28 Reengenharia Revolucionando a Empresa em função da concorrência e das grandes mudanças da gerência, de Michael Hammer e James A. Champy
Com base em suas experiências em primeira mão, os autores mostram como algumas das principais empresas do mundo usam os princípios da reengenharia para economizar centenas de milhões de dólares por ano, alcançar níveis sem precedentes de satisfação do cliente e acelerar e flexibilizar todos os aspectos de suas operações. A chave da reengenharia é abandonar as noções mais básicas sobre as quais a organização moderna se baseia.
#29 The Essays of Warren Buffett: Lessons for Corporate America, de Lawrence A. Cunningham
O ano de 2015 marca o cinquentenário da Berkshire Hathaway sob a liderança de Warren Buffett, um marco que vale a pena comemorar. O mandato estabelece um recorde para o executivo-chefe não apenas em duração, mas em criação de valor e filosofia. A quarta edição do livro comemora seu vigésimo aniversário. Curiosamente, existem registros do livro “Os Ensaios de Warren Buffett” em português, mas não há como comprá-lo.
#30 First, Break All The Rules: What the World’s Greatest Managers Do Differently, de Jim Harter
O que diferencia os maiores gestores dos demais? Na verdade, eles têm estilos e origens muito diferentes. No entanto, apesar de suas diferenças, os grandes gestores compartilham uma característica comum: eles não hesitam em quebrar praticamente todas as regras consideradas sagradas pelo senso comum.
Notícia original disponível aqui.
