Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Missões docentes no âmbito internacional integram projeto de personalização do ensino

Postado as 17/12/2019 14:19:53

Por Júlia Amaral

Nos meses de março e abril de 2020, um grupo de 24 professores da Universidade do Vale do Taquari - Univates realizará missões de estudos em quatro países para conhecer instituições de referência pedagógica no âmbito internacional. A ação faz parte do projeto de personalização do ensino da Universidade, que tem como objetivo criar uma proposta pedagógica institucional que resulte em novas formas de pensar a aula. Também acompanharão as missões outros nove professores que compõem o Grupo de Excelência e Inovação Pedagógica da Univates.

O projeto de personalização do ensino tem previsão de execução nos próximos dois anos e propõe uma série de ações voltadas à qualificação docente e à elaboração de diretrizes institucionais para a inovação educacional.

Júlia Amaral

Conforme o coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico, Tiago Weizenmann, as missões têm como propósito investir no professor. “Quando iniciamos o processo de personalização, estava muito claro que só haveria um ganho excepcional se nós apostássemos na capacitação dos professores, e não apenas desenhássemos uma matriz curricular diferente. Nesse grupo temos professores das modalidades presencial e a distância (EAD) e de todos os Centros da Univates. Olhamos para as diferentes áreas, contemplando ensino profissional, graduação e pós-graduação”, explica.

Em cada uma das três missões será enviado um grupo de dez ou onze professores, que visitarão instituições de quatro países: México, Espanha, Argentina e Chile. Segundo a pró-reitora de Ensino da Univates, Fernanda Storck Pinheiro, as instituições que serão visitadas serão pensadas estrategicamente.

É mais do que uma visita, é uma capacitação para que a partir daí possamos fazer o grande movimento que estamos planejando para 2020. Nós temos objetivos bem claros: focar no ensino híbrido, na EAD, em novas tecnologias. Para isso, devemos olhar para fora e pensar o que conseguimos adaptar para nossa realidade
Pró-reitora de Ensino da Univates, Fernanda Storck Pinheiro

Instituições que serão visitadas:

Missão México: Tec Monterrey e Tec Milenio, na cidade de Monterrey; Uniamerica e Universidad de Anahuac, na Cidade do México.

Missão Chile/Argentina: PUC Chile, Universidad de Chile, Universidad Mayor e Universidad Bernardo O'Higgins, em Santiago; Universidad Nacional de Cuyo, em Mendoza, na Argentina; e Flacso, em Buenos Aires.

Missão Espanha: Universidad Complutense de Madrid, em Madri; La Salle Barcelona - Universitat Ramon Llull, em Barcelona; e Universidad de Lleida, em Lleida.

Além das missões docentes no âmbito internacional, o plano de ação da personalização do ensino busca a capilarização da inovação pedagógica por meio de mentorias, formação continuada em parceria com o STHEM Brasil, elaboração e experimentação de projetos-pilotos, remodelação de espaços físicos para a aula na modalidade atelier, consultoria para elaboração de projeto de personalização do ensino, elaboração de objetos digitais de aprendizagem, elaboração de diretrizes institucionais para a inovação, inovação pedagógica da Univates, incentivando cursos e grupos de cursos para experimentação de propostas próprias e a criação da comunidade Univates de compartilhamento por meio de plataforma digital e construção de espaço físico para apoio a estudantes.

Júlia Amaral

Univates é a melhor Universidade privada do Sul do Brasil no conceito graduação

A Univates é a melhor universidade privada do Sul do Brasil no conceito graduação, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Em nível nacional, a Instituição figura como a terceira melhor universidade privada nesse conceito. Em relação ao Índice Geral de Cursos (IGC), a Univates é a 3ª melhor universidade privada da região Sul do País e a 6ª melhor universidade privada do Brasil. A Instituição manteve-se com nota 4 no IGC, considerada excelente pelo MEC (em uma escala de 1 a 5). Pouco mais de 20% das instituições do País alcançaram o índice de excelência (notas 4 e 5), ficando a maioria (63%) com conceito satisfatório (nota 3).

Logo ods-9