Uma das damas dos palcos nacionais, Nathalia Timberg tem 90 anos, dos quais dedica mais de 60 à carreira artística. Ela é presença confirmada no Teatro Univates para a abertura da temporada de espetáculos de 2020. O evento é no dia 27 de março, a partir das 20h.
Divulgação
Em Através da Iris, monólogo interpretado por Timberg, a atriz dá vida à nonagenária Iris Apfel, ícone da cultura pop contemporânea. Apfel é uma empresária, designer de interiores e ícone da moda estadunidense famosa pela filosofia more is more, less is bore (mais é mais, menos é chato, em tradução livre).
Em cena, a Apfel interpretada por Timberg está sendo entrevistada por jornalistas. A interpretação da brasileira é acompanhada por um documentário cênico. Em casa, no palco do Teatro Univates, Nathalia Timberg vai dividir as histórias, experiências e visões de mundo de Iris Apfel com a plateia.
Bruna Dornellas e Wesley Telles, da WB Produções, são idealizadores do projeto, uma iniciativa com patrocínio do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial da Cultura e Renner e da Porto Seguro. Dornellas e Telles compartilham a direção de produção da peça, concebida como um marco comemorativo aos 90 anos de Nathalia Timberg. A diretora é Maria Maya, com texto inédito de Cacau Hygino.
Informações
Os ingressos para o evento variam de R$ 30,00 a R$ 80,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Univates ou de forma on-line no Sistema de Ingressos da Univates.
No período de 23 de dezembro de 2019 a 12 de fevereiro de 2020 a Bilheteria atenderá de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h. Até o dia 22 de dezembro o horário normal pode ser conferido aqui.
Em caso de dúvidas sobre a apresentação, contate o Teatro Univates pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5949, ou pelo e-mail bilheteria@univates.br.
A trajetória de Timberg
A multipremiada Nathalia Timberg nasceu em 1929, no Rio de Janeiro. Sua carreira artística iniciou em 1954 e, de lá até aqui, em mais de seis décadas, a artista já fez de tudo: filmes, séries, peças de teatro, novelas. Os mais de 100 trabalhos a tornam um dos ícones da dramaturgia nacional.
A história de Apfel
Nascida em 1921, nos Estados Univates, Iris Apfel desafiou seu tempo métodos e costumes que elegiam a discrição com a centralidade das relações e construções sociais, quando o conservadorismo ditava as regras. Atualmente a quase centenária é, no entanto, eleita pelo mundo um ícone de moda e design. A proposta da artista sempre foi na contramão do senso comum das diferentes épocas nas quais viveu. E ainda vive. Na carreira, trabalhos para Estée Lauder, Jacqueline Kennedy Onassis e Greta Garbo. Em conjunto com o esposo, Carl Apfel, falecido aos 100 anos, Iris decorou a Casa Branca por nove mandatos presidenciais: Truman, Eisenhower, Nixon, Kennedy, Johnson, Carter, Reagan e Clinton.