Projeto Alfa&Letrar realiza última Oficina do ano

Postado as 12/12/2019 15:02:10

Por Garine Keller, Flávia Duarte e Vinicius Mallmann

Flávia Duarte

Na última segunda-feira, dia 9, o Projeto de Extensão Alfab&Letrar, da Univates, aplicou a décima oficina com a turma de Educação de Jovens e Adultos - EJA da Emef Leo Joas, em Estrela/RS. O Projeto tem como objetivo desenvolver oficinas de intervenção com dinâmicas lúdicas relacionadas ao letramento e letramento literário em uma turma de alfabetização da EJA.

Conforme a coordenadora do projeto, professora Garine Keller, ao longo do ano, as ações partiam da leitura de histórias com uma temática pertinente à realidade dos estudantes. Em seguida eram aplicadas atividades com escrita e leitura. “As atividades são propostas sempre de acordo com o nível de alfabetização dos estudantes dessa turma, que é avaliado a partir da aplicação do teste psicogenético da língua escrita, estudado e desenvolvido por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, principais referências do projeto”, comenta.

Sempre com a presença do grupo de voluntárias, na última oficina deste ano com a turma da EJA foi realizado uma conversa sobre os livros que estão lendo no momento e socializaram suas percepções acerca do projeto. O momento foi, também,  de relembrar e avaliar as atividades desenvolvidas ao longo do ano e fazer planos de continuar estudando no próximo ano. Para as voluntárias do projeto, foi uma experiência única, de pensar formas significativas de ensinar a partir de realidades tão diferentes.

Logo ods-4