Projeto de extensão Robótica Educacional completa 12 anos

Postado as 11/12/2019 09:52:38

Por Da redação

Em 2019 o Projeto de extensão da Univates Robótica Educacional encerra o seu 12º ano de atuação. Durante esse tempo muitos alunos e muitas escolas de diversas cidades participaram das atividades do projeto. Com o foco direcionado para as escolas de Educação Básica, do 6º ano Ensino Fundamental até 3º ano Ensino Médio, o projeto promoveu visitas, apresentações e participação em feiras, oficinas e a clássica Competição de Robótica.

Divulgação

Utilizando uma abordagem totalmente voltada para a prática, as oficinas são ‘mãos na massa’. O objetivo é minimizar a teoria e promover a prática por meio de atividades interativas. Cada grupo de alunos efetua a montagem do seu robô e recebe coletivamente as instruções sobre a programação. Em seguida, hora de testar seus protótipos nas pistas de competição. “Se der errado, volta, ajusta e testa novamente. Acreditamos que a persistência é algo fundamental para as práticas de engenharia e para a vida”, diz o professor coordenador do projeto, Fabrício Pretto.

“O projeto tem buscado estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e a resolução de problemas fazendo uso da robótica. A cada atividade realizada durante as oficinas, os grupos devem traçar uma estratégia com base nos princípios básicos da Física, Matemática e Engenharia, mesmo sem saber que estão fazendo”, explica Pretto. Conforme o professor, a discussão sobre como atacar o problema é sempre dialogada e apoiada na lógica.

Em 2019 mais de 600 alunos participaram de alguma atividade do projeto, seja em uma visita à escola ou oficina. O projeto de extensão Robótica Educacional é dos mais de 30 projetos mantidos pela Univates e pertence ao Programa de Extensão Ciências Exatas e Tecnológicas.

Logo ods-4