O permanente gosto por ensinar e aprender

Postado as 11/12/2019 09:30:26

Por Júlia Amaral

Ivani Miriam Birck leciona Português para o Ensino Médio há quase 30 anos. Formada em Letras Português/Inglês pela Universidade do Vale do Taquari - Univates em 1989, a professora fez sua pós-graduação em Inglês em 1991 e continuou sua formação com cursos de aperfeiçoamento. Há cinco anos, ela decidiu voltar para a universidade para cursar Letras/Espanhol.

Júlia Amaral

“Eu queria estudar espanhol, mas, quando eu comecei a graduação aqui, só tinha inglês”, conta Ivani, que já apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e realizou os estágios necessários. Sem nunca perder o contato com a educação e a sala de aula, a professora afirma que “estar como aluna é só trocar de lado. O professor também está sempre aprendendo”. O desafio, porém, se apresentou no estágio que fez com Educação Infantil.

“Foi uma experiência muito gratificante. Deu para perceber como uma criança de idade entre 3 e 5 anos já consegue aprender mais línguas ao mesmo tempo. São crianças que que têm aula de inglês na escola, mas não tinham espanhol”, conta a professora. Ivani lecionou para quatro turmas e teve de buscar por metodologias mais lúdicas para ensinar.

Para ela, o que também é muito importante é o contato com os colegas de turma. A troca de experiências com profissionais que atuam na área é parte fundamental do processo de aprendizagem.

Inscrições abertas para vestibular

A Univates está com inscrições para o vestibular, que podem ser realizadas pelo site univates.br/vestibular. Além dos cursos presenciais, a Instituição oferece 18 cursos a distância (EAD). É possível ingressar em um curso presencial ou EAD por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitando o resultado de um vestibular anterior da Univates. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever em univates.br/ead/inscricao. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.

Logo ods-4