Júlia Amaral

Projeto de extensão “Vem pra cá” entrega atestados de participação do ano

Postado as 10/12/2019 14:31:32

Por Júlia Amaral

Ao chegar em um país novo, o estranhamento ao idioma diferente é só um dos possíveis obstáculos. A comunicação é um passo essencial para estabelecer as novas conexões. Sabendo disso, o Projeto de Extensão “Vem pra cá!”, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, oferece, desde 2014, aulas semanais e gratuitas de Língua Portuguesa como língua adicional, ministradas por bolsistas e voluntários. Em 2019 as aulas começaram na primeira semana de abril e seguiram até esta manhã, dia 10, quando houve a entrega dos atestados de participação.

Júlia Amaral

As aulas para os imigrante aconteceram no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em Lajeado. Neste ano foram cerca de 45 participantes vindos de países como Egito, Paquistão, Haiti, Senegal, Guiné-Bissau e Bangladesh.

Júlia Amaral

Conforme a bolsista Marcelli Schossler Flores, com o atestado é mais fácil que os imigrantes conquistem empregos melhores, pois o documento certifica que eles participaram das aulas de português e que, portanto, estão em busca de mais conhecimento. “Pra mim é muito gratificante, porque conseguimos ver nitidamente a mudança neles, especialmente quando começam a falar português. Sem contar que eles são muito dedicados, nos procuram e questionam muito”, relata.

Júlia Amaral

Marcelli conta também da relação que criou com os alunos. “Quando a Kettelíe começou a participar das aulas, estava há um mês no Brasil e não falava uma palavra na nossa língua. Hoje eu perguntei o que ela mais gosta de fazer e ela me respondeu que era ler”, conta. Kettelíe Lafleus tem 28 anos e veio do Haiti há oito meses. A presença do sotaque de seu país de origem não foi um empecilho para responder a entrevista. “Para mim o projeto é muito importante. Agora eu consigo ler e falar em português, pelo menos um pouquinho”, diz.

Em clima de confraternização de fim de ano, os alunos se despediram das professoras voluntárias. As aulas de 2020 devem começar depois de fevereiro. Interessados podem obter mais informações pelo e-mail vempraca@univates.br

Logo ods-10