Neste sábado, dia 7, o Centro Clínico Univates realiza atendimentos gratuitos e abertos à comunidade. A ação, que iniciou às 7h30 e segue até às 13h, faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, intitulada Se exponha, mas não se queime, em alusão ao Dezembro Laranja - mês voltado à conscientização sobre o câncer de pele. Além do atendimento, os pacientes também participam de uma palestra sobre o assunto.
Júlia Amaral
Durante a ação, cirurgiões e dermatologistas fazem diversos atendimentos de avaliação da pele e procedimentos em casos de lesões que possam resultar em câncer de pele. Conforme a professora coordenadora da ação no Centro Clínico Univates, Doris Milman Shansis, são estimados 100 atendimentos no dia de hoje. Essa campanha tem como objetivo diagnosticar casos da doença e ensinar as medidas de proteção solar, uma vez que o sol é o principal agente responsável pelo câncer de pele, explica. Segundo a professora Doris, todos os pacientes que forem atendidos também assistiram a uma aula sobre fotoproteção produzida pelos alunos de medicina da Univates.
Júlia Amaral
Com casos de câncer de pele na família e atento a sua saúde, Elton Luiz Cecconello participou da aula e realizou sua consulta. Eu acho essa campanha muito importante, porque se não for assim, as pessoas ficam muito acomodadas. A palestra que participamos também foi muito legal, comenta.
Em todo o Brasil, cerca de 4 mil dermatologistas, espalhados por diversos postos de atendimento prestam serviços de atenção à saúde e avaliação da pele e realizar alguns procedimentos em casos de lesões cutâneas.