Doutora em Educação. Esse é o mais recente título de Maria Elisabete Bersch, professora dos cursos de licenciatura da Univates e coordenadora pedagógica dos cursos de educação a distância (EAD). Realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos, o estudo teve como tema a educação híbrida, multimodal e gamificada na formação de professores. A pesquisa buscou discutir a docência a partir da ampliação das vivências dos indivíduos em relação aos espaços-tempos formativos.
Segundo Bete, como é carinhosamente conhecida na Instituição, entre os fatores que motivaram a escolha do tema de pesquisa está a discussão acerca da docência na contemporaneidade perpassada por questionamentos relacionados ao papel da escola e do professor nos atuais contextos socioculturais.
Lucas George Wendt
A aplicabilidade em sala de aula a partir da pesquisa já vem acontecendo. Os estudos realizados durante o doutorado subsidiaram a proposição de práticas pedagógicas diferenciadas nas disciplinas nas quais atuo. Eles trazem também elementos que podem contribuir para a discussão sobre a docência no ensino superior e a personalização do ensino, temáticas que estão sendo aprofundadas na Univates, salienta. De acordo com Bete, os aprendizados têm contribuído também para pensar ações no projeto de extensão Alter: linguagem e tecnologia potencializando redes colaborativas de aprendizagem, ampliando a parceria entre escola e universidade na produção de conhecimentos acerca da docência.
Pessoalmente, a conclusão do doutorado é uma grande realização para a professora. Segundo ela, é também um novo desafio que se apresenta. É muito bom olhar para o percurso e entender o quanto cada acontecimento vivido e cada projeto acompanhado são resultado de muito trabalho, não apenas meu, mas de todo o grupo de pesquisa e de todos os professores e estudantes que se deixaram tocar pela proposta. Nesse movimento, nosso jeito de ser professor e ser profissional vai sendo reinventado, destaca a doutora.