Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional, ODS

Educação híbrida, multimodal e gamificada é abordada em tese de doutorado

Por Bruna Alves/Dipes

Postado em 22/11/2019 09:22:03


Compartilhe

Doutora em Educação. Esse é o mais recente título de Maria Elisabete Bersch, professora dos cursos de licenciatura da Univates e coordenadora pedagógica dos cursos de educação a distância (EAD). Realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos, o estudo teve como tema a educação híbrida, multimodal e gamificada na formação de professores. A pesquisa buscou discutir a docência a partir da ampliação das vivências dos indivíduos em relação aos espaços-tempos formativos. 

Segundo Bete, como é carinhosamente conhecida na Instituição, entre os fatores que motivaram a escolha do tema de pesquisa está a discussão acerca da docência na contemporaneidade perpassada por questionamentos relacionados ao papel da escola e do professor nos atuais contextos socioculturais. 

O processo formativo possibilitou o desenvolvimento de projetos de aprendizagem gamificados nas escolas parceiras, evidenciando que a proposição de processos de formação continuada na perspectiva da Configuração de Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais potencializa a ressignificação de práticas pedagógicas e de saberes acerca da docência
Maria Elisabete Bersch

Lucas George Wendt

A aplicabilidade em sala de aula a partir da pesquisa já vem acontecendo. “Os estudos realizados durante o doutorado subsidiaram a proposição de práticas pedagógicas diferenciadas nas disciplinas nas quais atuo. Eles trazem também elementos que podem contribuir para a discussão sobre a docência no ensino superior e a personalização do ensino, temáticas que estão sendo aprofundadas na Univates”, salienta. De acordo com Bete, os aprendizados têm contribuído também para pensar ações no projeto de extensão “Alter: linguagem e tecnologia potencializando redes colaborativas de aprendizagem”, ampliando a parceria entre escola e universidade na produção de conhecimentos acerca da docência. 

Pessoalmente, a conclusão do doutorado é uma grande realização para a professora. Segundo ela, é também um novo desafio que se apresenta. “É muito bom olhar para o percurso e entender o quanto cada acontecimento vivido e cada projeto acompanhado são resultado de muito trabalho, não apenas meu, mas de todo o grupo de pesquisa e de todos os professores e estudantes que se deixaram tocar pela proposta. Nesse movimento, nosso jeito de ser professor e ser profissional vai sendo reinventado”, destaca a doutora.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar