Programa de aceleração de negócios inovadores é lançado em Lajeado

Postado as 14/11/2019 13:31:50

Por Prefeitura de Lajeado

Estimular o desenvolvimento de negócios e de startups que criem serviços inovadores na cidade de Lajeado é o objetivo maior do Pro_Move Lajeado Acelera, programa de incentivo à inovação que foi lançado na manhã desta quinta-feira, dia 14. Realizado pelo Pro_Move e pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMTI), o programa foi apresentado e detalhado em evento que reuniu autoridades, entidades, empreendedores, imprensa e comunidade no Salão de Eventos da Prefeitura. No evento, também foi apresentado o primeiro edital do programa, por meio do qual serão escolhidos projetos inovadores que receberão recursos para serem desenvolvidos.

Participaram do lançamento o prefeito Marcelo Caumo, a vice-prefeita Gláucia Schumacher, o reitor da Univates, Ney José Lazzari, a coordenadora do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), Cíntia Agostini, o vice-presidente de Inovação e Tecnologia da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Jorge Luiz Faccioni, e o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), André Bücker, que também é presidente do CMTI.

Divulgação

O programa lançado nesta quinta-feira integra um dos eixos do Pro_Move Lajeado, lançado em março deste ano. Para o prefeito Marcelo Caumo, o lançamento é um marco importante para a trajetória do Pro_Move. "Com este edital, buscamos energia para seguir nessa caminhada. Já andamos bastante, mas o que vem pela frente é ainda maior. E o objetivo é que isso se torne rotina. Que a gente possa, a cada semestre, estar repetindo esse processo e chamando interessados em apresentar suas alternativas e oferecer estrutura para que essas pessoas desenvolvam seus projetos. A gente pode chegar até onde a gente sonhar”, disse Caumo.

Em seu pronunciamento, o reitor da Univates, Ney José Lazzari destacou o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMTI), criado em janeiro de 2019.

Dinheiro sim é importante. Mas mais do que isso, é importante ter um projeto, saber onde a gente quer ir e ter determinação para fazer. Lajeado é uma das poucas cidades do Estado que já tem um Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que detém um fundo de inovação que já nos coloca em um patamar muito bom. Embora muitas coisas já foram feitas, ainda temos muito para fazer pela frente
Reitor da Univates, Ney José Lazzari

O Pro_Move Lajeado Acelera é um programa de aceleração de startups e negócios inovadores em Lajeado e tem como objetivo promover a cultura de inovação no município, qualificar e apoiar empreendedores e desenvolver projetos e iniciativas voltadas ao empreendedorismo e inovação. Como uma das frentes do programa, o edital nº 001/19 selecionará dez negócios inovadores para serem contemplados com qualificações e recursos.

Confira o conteúdo da apresentação clicando aqui.

Logo ods-9