Estimular o desenvolvimento de negócios e de startups que criem serviços inovadores na cidade de Lajeado é o objetivo maior do Pro_Move Lajeado Acelera, programa de incentivo à inovação que foi lançado na manhã desta quinta-feira, dia 14. Realizado pelo Pro_Move e pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMTI), o programa foi apresentado e detalhado em evento que reuniu autoridades, entidades, empreendedores, imprensa e comunidade no Salão de Eventos da Prefeitura. No evento, também foi apresentado o primeiro edital do programa, por meio do qual serão escolhidos projetos inovadores que receberão recursos para serem desenvolvidos.
Participaram do lançamento o prefeito Marcelo Caumo, a vice-prefeita Gláucia Schumacher, o reitor da Univates, Ney José Lazzari, a coordenadora do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), Cíntia Agostini, o vice-presidente de Inovação e Tecnologia da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Jorge Luiz Faccioni, e o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), André Bücker, que também é presidente do CMTI.
Divulgação
O programa lançado nesta quinta-feira integra um dos eixos do Pro_Move Lajeado, lançado em março deste ano. Para o prefeito Marcelo Caumo, o lançamento é um marco importante para a trajetória do Pro_Move. "Com este edital, buscamos energia para seguir nessa caminhada. Já andamos bastante, mas o que vem pela frente é ainda maior. E o objetivo é que isso se torne rotina. Que a gente possa, a cada semestre, estar repetindo esse processo e chamando interessados em apresentar suas alternativas e oferecer estrutura para que essas pessoas desenvolvam seus projetos. A gente pode chegar até onde a gente sonhar, disse Caumo.
Em seu pronunciamento, o reitor da Univates, Ney José Lazzari destacou o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMTI), criado em janeiro de 2019.
O Pro_Move Lajeado Acelera é um programa de aceleração de startups e negócios inovadores em Lajeado e tem como objetivo promover a cultura de inovação no município, qualificar e apoiar empreendedores e desenvolver projetos e iniciativas voltadas ao empreendedorismo e inovação. Como uma das frentes do programa, o edital nº 001/19 selecionará dez negócios inovadores para serem contemplados com qualificações e recursos.
Confira o conteúdo da apresentação clicando aqui.