Rotas da Leitura: Como identificar as dificuldades das crianças na aprendizagem da leitura

Postado as 30/09/2019 09:00:32

Por Júlia Amaral

Em geral crianças com dificuldades na leitura apresentam problemas de aprendizagem em outras áreas do conhecimento. Ao promover intervenções pedagógicas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lauro Mathias Müller, de Lajeado, o projeto de extensão da Universidade do Vale do Taquari - Univates Rotas da Leitura visa a identificar os obstáculos na compreensão da leitura por alunos do segundo e do terceiro anos do Ensino Fundamental. Quem coordena o projeto é a professora doutora Makeli Aldrovandi, docente do curso de Letras da Univates. O Rotas da Leitura conta também com alunos voluntários, uma bolsista e uma profissional graduada em Letras.

Divulgação

Desde março, o projeto vem desenvolvendo ações de diagnósticos das dificuldades, como observações de aula e aplicação do teste educacional PROLEC (Provas de Avaliação dos Processos de Leitura). O PROLEC avalia quatro habilidades fundamentais do conhecimento em leitura: processos de identificação de palavras; os processos léxicos que envolvem a leitura e o reconhecimento de palavras da nossa língua; os processos sintáticos que envolvem o reconhecimento e a percepção da organização frasal das sentenças e os sinais de pontuação; e, por fim, os processos semânticos que envolvem a leitura e a compreensão de orações e textos.

As crianças que tiveram resultados abaixo do estipulado como normal pelo teste foram divididas em grupos de acordo com cada processo testado pelo PROLEC. Conforme a professora Makeli Aldrovandi, cada grupo está recebendo, desde agosto, uma intervenção semanal de uma hora que consiste em atividades lúdicas de linguagem, usando alguns jogos da brinquedoteca.

As intervenções se estenderão até outubro. Em novembro e dezembro, o teste deve ser reaplicado. “Além disso, o projeto foi apresentado, no III Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento da Univates e, no final de agosto, no IX Colóquio Nacional de Leitura e Cognição da Unisc”, conta. O evento da Univates aconteceu em junho e da Unisc em agosto.

Para a professora Makeli Aldrovandi, existem dois pontos importantes que são levados em consideração para avaliar o projeto. Um deles é a relação dos alunos com bolsistas e voluntários. A bolsista e estudante de Psicologia Natália Schuck destaca que o projeto lhe proporcionou um novo olhar sobre as possibilidades da vida acadêmica. “Desde o início da minha participação enquanto bolsista no projeto, percorri diversos caminhos que nunca imaginaria. Além dos estudos e aprendizados, pude participar de eventos científicos e compartilhar as ações feitas por nós do Rotas da Leitura”, relata.

Além disso, a professora destaca também a relação com a comunidade. “A escola nos foi indicada ainda em 2018 pela Secretaria Municipal de Educação de Lajeado e pudemos perceber, tanto no ano passado quanto neste ano, como as testagens que fazemos e, também, as intervenções auxiliam no processo de aprendizagem de leitura e de escrita das crianças envolvidas”, afirma. Em 2018 foi entregue para a escola uma espécie de cartilha com as intervenções, para que pudesse aplicar as atividades com outros alunos.

Logo ods-4