Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Roda de conversa busca sensibilizar para prevenção ao suicídio

Postado as 13/09/2019 14:24:30

Por Júlia Amaral/Vinicius Mallmann

Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 13, aconteceu, no auditório do Prédio 16 da Universidade do Vale do Taquari - Univates, uma roda de conversa em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção e combate ao suicídio. A atividade foi organizada pelo Serviço Especializado de Psicologia (SEP) e pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Universidade.

Divulgação

Participaram da ação as profissionais do Comitê de Promoção à Vida de Lajeado Graciela Pasa, Larissa Líbio e Patrícia Ana Muller, além do médico, professor e coordenador de ensino da UBS Universidade Juliano Moreira.

A roda de conversa teve como objetivo proporcionar aos sujeitos participantes o conhecimento da rede de serviços de saúde mental disponíveis em Lajeado para acolhimento e acompanhamento dos sofrimentos e transtornos psíquicos, bem como apresentar o panorama epidemiológico do município e a abordagem da ideação suicida na atenção básica. Além dessa ação, até o final do mês de setembro, os usuários e acompanhantes que frequentam os serviços do SEP e da UBS terão outras oportunidades de reflexão acerca do cuidado em saúde mental com os profissionais de saúde. 

Conforme a enfermeira coordenadora da UBS Universidade, e uma das organizadoras da ação, Patricia Ana Muller, “Há alguns anos o Setembro Amarelo vem desconstruindo tabus e mitos acerca do suicídio. É uma campanha fundamental, pois, quando temos medo de um assunto, não falamos dele e, assim, não temos um diálogo necessário. Promover esse tipo de espaço de sensibilização e trocas com a comunidade acadêmica e com os usuários dos serviços de saúde é importante, é questão de saúde pública. No encontro, apresentamos aos participantes o Comitê de Promoção à Vida de Lajeado e os serviços disponíveis para acolher as demandas de adoecimento psíquico no município. O objetivo é divulgar que há uma rede de apoio em Lajeado, que não estamos sozinhos”.

De acordo com a coordenadora do SEP da Univates, Denise Fabiane Polonio, é importante debater o assunto. “Enquanto prestadores deste serviço, consideramos importante criar espaços de diálogo sobre o tema, instigando o cuidado em saúde mental, a promoção e a valorização da vida e a busca de ajuda para amenizar o sofrimento psíquico. Além dessa atividade, participaremos da caminhada alusiva ao Setembro Amarelo. Ela é promovida pela Secretaria de Saúde de Lajeado e pelo Comitê de Promoção à Vida e ocorrerá no dia 24 de setembro, na Praça da Matriz, às 9h”, afirma.

Centro Clínico disponibiliza Centro de Tratamento para Transtornos de Humor e Suicídio

No início do mês foi inaugurado, no Centro Clínico Univates, o Centro de Pesquisa Translacional em Transtornos de Humor e Suicídio (CEPETTHS). A iniciativa conta com a participação de 10 alunos de iniciação científica, cinco professores de diferentes áreas da saúde e uma doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates.

Conforme o professor do curso de Medicina da Univates e coordenador do CEPETTHS Flávio Shansis, os objetivos do Centro são prestar assistência à população da região e desenvolver pesquisas translacionais sobre depressão e transtorno bipolar. “Pesquisa translacional é a que vai da área básica até a clínica. A pesquisa engloba questões sobre sintomas, medicações, mas também análise de exames de sangue, por exemplo, e demais materiais biológicos, bem como a parte genética”, explica.