Lucas Oliveira Villela

“Todos são aprendizes, todos são educadores”

Postado as 22/08/2019 10:42:48

Por Vinicius Mallmann

Sensação de dever cumprido e saudade dos momentos vividos são alguns dos sentimentos que prevalecem nos corações dos oito rondonistas da Univates que participaram da operação João de Barro do Projeto Rondon. Acompanhados pelos professores Luís César de Castro e Carla Kauffmann, os estudantes desenvolveram ações no município de Arraial, no Piauí, durante o mês de julho, em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados, do Mato Grosso do Sul.

Lucas Oliveira Villela

Durante 17 dias, o município de cerca de 4 mil habitantes recebeu os alunos Sofia Dresch (Direito), Lucas Oliveira Villela (Publicidade e Propaganda), Isabel Kristiner (Engenharia Civil), Kétlin Fernanda Rodrigues (Ciências Biológicas - Licenciatura), Uliana Liége Deves (Farmácia), Nicoli Beatriz Müller (Arquitetura e Urbanismo), Maria Eduarda Ferreira de Andrade (Odontologia) e Eduardo Dallazen (Medicina). Lá foram realizadas cerca de 20 diferentes oficinas que contemplaram os quatro eixos do projeto: Comunicação; Meio Ambiente; Trabalho e Tecnologia, além de atividades desenvolvidas a partir das dúvidas e demandas dos habitantes da cidade, como avaliação e manejo odontológico e conversas envolvendo a sexualidade, entre outras.

Para o professor coordenador da Operação João de Barro do Projeto Rondon na Univates, Luís César de Castro, o resultado é satisfatório. “Enquanto docente, pude perceber que os estudantes entenderam o projeto Rondon como uma oportunidade de reconhecer as diferentes culturas que são encontradas em nosso país. A coletividade, os saberes profissionais e culturais são ferramentas de um protagonismo comungado por rondonistas e comunidade, unindo brasileiros, de Sul a Norte, de Leste a Oeste. Todos são aprendizes, todos são educadores, todos são cidadãos de um mesmo Brasil”, finaliza o coordenador.

A rondonista Maria Eduarda Ferreira de Andrade comenta sobre o desenvolvimento da ação que fez voltada à saúde bucal. “Antes de viajar para o Piauí, entrei em contato com a cirurgiã dentista da cidade. Na conversa decidimos realizar uma ação de Tratamento Restaurador Atraumático (TRA). Removemos os tecidos cariados e fizemos a reposição com um material restaurador, que é preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na ação conseguimos atingir 53 crianças que residem no interior de duas cidades da região.” A atividade contribuiu na formação complementar dos auxiliares de cirurgiões dentistas do município e na educação de pais e crianças para a saúde bucal.

Vinicius Mallmann

Eduardo Dallazen, estudante do curso de Medicina, aplicou, em Arraial, uma prática desenvolvida desde o primeiro semestre do seu curso. “Na operação, tive a oportunidade de realizar, acompanhado da médica do município, visitas domiciliares a seis paciente que residem na zona rural do município e que tinham dificuldade de acesso à UBS”. O estudante comenta que poder ajudar pessoas compartilhando parte do conhecimento adquirido no ensino superior é incrível, destacando que também aprendeu muito com a comunidade arraialense e que leva consigo um pouco dos lugares pelos quais passou. “A participação no Projeto Rondon melhorou a minha forma de ver o mundo”, finaliza Eduardo.

Encontro com a Reitoria

Vinicius Mallmann

Na noite da última terça-feira, 20, o reitor da Universidade do Vale do Taquari - Univates, professor Ney José Lazzari, recebeu os oito estudantes e dois professores rondonistas da Instituição. Durante o encontro, os participantes receberam do reitor os certificados de participação no projeto, além do agradecimento institucional. Na ocasião os rondonistas ainda contaram as experiências que viveram durante os 17 dias fora do Rio Grande do Sul.

Rondonista da Univates participa de concurso

Através de sua página no Facebook, o Projeto Rondon lançou um concurso com as imagens registradas durante a operação deste ano. A foto mais votada receberá um prêmio. Um dos participantes do concurso é o discente do curso de Publicidade e Propaganda da Univates Lucas Oliveira Villela. Ele registrou o pôr do sol na cidade enquanto voltavam ao alojamento. O registro foi feito no último dia de atividade no município de Arraial e pode ser conferido aqui.

Lucas comenta sobre a felicidade de participar do projeto. “A Operação João de Barro significou uma experiência incrível para nosso grupo. Abriu horizontes e nos tornou disseminadores de um conhecimento que nos tornou mais humanos.”

Maria Eduarda Ferreira de Andrade

Maria Eduarda Ferreira de Andrade