Dia Nacional de Combate ao Fumo motiva ação de conscientização no Parque dos Dick

Postado as 19/08/2019 13:59:48

Por Júlia Amaral

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Liga de Clínica Médica do curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com a Liga de Oncologia, realizará uma ação de conscientização sobre o tabagismo nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Parque Professor Theobaldo Dick, em Lajeado.

No evento haverá espaço para sanar dúvidas sobre o tabagismo. Além disso, os profissionais da saúde presentes no evento abordarão curiosidades, orientações e dicas sobre como parar de fumar. A atividade acontece durante a tarde, das 13h30min às 18h.

Os danos do tabagismo

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, 20% dos fumantes começam a fumar antes dos 15 anos. Por isso o tabagismo é considerado uma doença pediátrica. Anualmente 156.216 mortes poderiam ser evitadas. Os maiores danos causados pelo cigarro são as doenças cardíacas, câncer e doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC).

Das mortes anuais causadas pelo uso do tabaco, 34.999 correspondem a doenças cardíacas; 31.120 por DPOC; 26.651 por outros cânceres; 23.762 por câncer de pulmão; 17.972 por tabagismo passivo; 10.900 por pneumonia; e 10.812 por acidente vascular cerebral (AVC).