Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Reitoria

Direito à fala, direito à manifestação

Por Ney José Lazzari

Postado em 15/08/2019 19:01:39


Compartilhe

A Univates completa, neste ano, seus primeiros 50 anos. Uma história que nasceu da pluralidade, da união de diferentes lideranças da comunidade, de diferentes segmentos da região do Vale do Taquari. A Univates sempre se posicionou como um espaço aberto, democrático, plural. Ela é o resultado de uma construção comunitária e de um ambiente que sempre acolheu a diversidade.

Como Universidade, estimula o pensamento autônomo. É para isto que está aqui: oferecer diferentes formas de olhar para os temas, sejam eles contemporâneos ou não. De posse desses saberes e desses conhecimentos, as pessoas devem poder se constituírem enquanto cidadãos que pensam, constroem as próprias opiniões, exercem a cidadania a partir de suas visões de mundo e, acima de tudo, respeitam as diferenças. Os eventos acadêmicos possibilitam ampliar esse olhar sobre diferentes temas. Discutimos hoje o que os livros de história contarão daqui a 40 anos. Esse é o papel de uma Universidade. 

A Univates defende o direito à fala tanto quanto defende o direito à manifestação, que pode ser realizada, contanto que dentro da civilidade, do respeito à vida e à segurança de todos. Isto é o que marca sermos Universidade: a liberdade de opiniões e de expressão, comprovadas pelos mais diversos eventos e debates aqui suscitados. Uma Universidade é parte integrante e fundamental de conquistas que marcam nosso processo civilizatório e nos afastam da barbárie. 

É com este espírito que foi programada a palestra marcada para o dia 18 de setembro no Teatro da Univates: ouvir, falar, refletir, pensar, opinar, enfim, fazer e dar espaço para que se faça a construção de uma sociedade mais justa, mais humana, mais instruída, mais tolerante com as diferenças e, em resumo, mais democrática. 

Ney José Lazzari

Reitor da Universidade do Vale do Taquari

 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar