Projeto de extensão promove ações de cuidado com a saúde e bem-estar em lar de idosos de Lajeado

Postado as 31/07/2019 10:58:48

Por Leonardo Seibel

A extensão universitária compreende um conjunto de ações contínuas e planejadas que visem ao desenvolvimento educativo, social, cultural, científico ou tecnológico das comunidades que mantêm relação com a Universidade, de forma que haja troca de saberes. Um dos projetos em andamento na Univates, denominado Ações Sociais e de Saúde em Gerontologia (PASSG), que integra o programa de extensão em Saúde e Qualidade de Vida, realiza atividades com idosos do Lar Tabita, em Lajeado. O projeto busca promover atividades de lazer e descontração que proporcionem maior qualidade de vida aos idosos.

Divulgação

Conforme a coordenadora do projeto, professora Alessandra Kerkhoff, o Lar Tabita vem se estruturando ao longo do tempo, mas ainda está carente de atividades voltadas à socialização entre os idosos. “Nosso objetivo é proporcionar qualidade de vida para eles. Oferecemos atividades lúdicas, descontraídas e que podem ser realizadas por eles mesmo quando não estamos aqui”, afirma.

Alessandra conta que são cerca de 15 idosos que participam das atividades, mas no início houve uma certa dificuldade quanto à participação nas ações. “Além disso, alguns deles possuem limitações, físicas ou mentais, algo que demandou um pequeno tempo de adaptação nossa com eles e deles às atividades propostas. Hoje o cenário já é outro, todos se dispõem a participar das nossas atividades e demonstram gostar delas”, comenta.

A equipe que realiza as visitas semanalmente conta com a participação das professoras Alessandra Kerkhoff, do curso de Fisioterapia, e Alessandra Brod, do curso de Educação Física, da bolsista e estudante de Fisioterapia da Univates Thuliê Nunes dos Santos e das estudantes voluntárias Larissa Herencio, do curso de Farmácia, Larissa Gobbi, do curso de Fisioterapia, e Carolina Schaeffler, do curso de História, que realizam alongamentos, exercícios de respiração e atividades em grupo, que buscam fortalecer os vínculos entre os moradores.

Esperamos, com esse projeto, melhorar a qualidade de vida dos idosos. Também é um momento de aprendizado para as voluntárias e bolsistas, e até para nós, professores, na questão do cuidado e da forma de planejamento para esse público específico
Professora Alessandra Kerkhoff, coordenadora do projeto

Quer ser um voluntário?

Estudantes de qualquer curso da Univates podem se voluntariar e contribuir de alguma forma para o projeto. Para participar, o interessado deve entrar em contato pelo e-mail passgerontologia@univates.br ou ir até a sala 227 do Prédio 7 da Univates nas quartas-feiras, a partir das 14h.