Cursos técnicos da Univates promovem ação social na Apae de Estrela

Postado as 25/07/2019 09:41:07

Por Lais Pontin Matos

Divulgação

A praça de recreação infantil da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Estrela está de cara nova. Graças a uma ação social promovida pelo Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates no último sábado do mês de junho, a área foi parcialmente revitalizada. Participaram da atividade estudantes, professores e diplomados dos cursos técnicos da Instituição. Durante algumas horas, os voluntários realizaram reformas com troca de madeiras e outras peças, lixaram e pintaram brinquedos do playground e puderam observar, na prática, que a união faz a alegria tanto de quem ajuda quanto de quem recebe.

A iniciativa foi pensada quando, durante uma viagem internacional, a coordenadora do CEP, Edí Fassini, visitou escolas de diferentes países. Conheceu projetos que desafiavam estudantes em vivências de grupo em instituições assistenciais. “De volta à Univates, falei com meu grupo de coordenadores sobre realizarmos periodicamente mutirões em algumas organizações. A proposta foi aceita e, desde então, temos conseguido auxiliar, entre outras entidades, lares de idosos e de amparo às crianças”, relata. Edí acrescenta que, desta vez, profissionais da Apae de Estrela entraram em contato com ela solicitando informações sobre as ações sociais dos cursos técnicos.

Edí destaca que, como instituição comunitária, a Univates preocupa-se constantemente em fomentar o desenvolvimento social, humano, econômico-sustentável e inovador. “Os currículos dos cursos técnicos são recheados de atividades práticas. O grande desafio nesses mutirões é praticar o trabalho em equipe multiprofissional. Juntar forças de diferentes profissionais em atividades de voluntariado é algo marcante”, declara. Ela explica que as pessoas envolvidas na promoção de mutirões sentem o valor de doar-se, dedicar tempo e competências técnicas para contribuir para a melhoria da vida de outras pessoas.

Anteriormente os cursos técnicos da Univates realizaram ações sociais em entidades de Guaporé e Arroio do Meio. “No Lar Santa Rita promovemos atividades de acolhimento, registramos as histórias dos idosos residentes e reestruturamos toda a comunicação visual do local (com remodelação do site e de flyers). Na Associação dos Menores de Arroio do Meio (Amam) fizemos reformas na sala de recreação interna, buscamos melhorar as condições físicas de jogos e brinquedos de mesa, reformamos e pintamos o playground externo e criamos campanhas de doação de materiais escolares e de higiene pessoal com o intuito de beneficiar também outras organizações”, cita Edí.

“As ações sociais estimulam nosso lado humano”

Divulgação

O coordenador dos cursos Técnicos em Mecânica Industrial e Manutenção Automotiva, Edson Antenor Scheuermann, estava em uma reunião com Edí quando ela o convidou para coordenar a ação social que aconteceria na Apae de Estrela. “Eu e outro docente aceitamos o desafio e assumimos a organização do mutirão. Inicialmente realizamos uma visita à entidade, fizemos levantamento de materiais e das atividades que seriam concretizadas e, posteriormente, chamamos estudantes, professores e diplomados dos técnicos para participar”, conta.

Durante a ação social, Scheuermann e os voluntários realizaram trabalhos de reforma e pintura na praça de recreação infantil. Anteriormente o coordenador participou de mutirões voluntários na Amam, no Lar Santa Rita e na Apae de Lajeado.

Para Scheuermann, comprometer-se com a realização de mutirões assistenciais gera sentimentos de bem-estar e gratidão. “As ações sociais nas instituições estimulam nosso lado humano, o lado que devemos prezar no convívio em sociedade, o trabalho em grupo e sua força. Os cursos técnicos objetivam formar pessoas capacitadas para o mercado e que tenham postura ético-profissional adequada. Estudantes que participam de mutirões voluntários estão ajudando quem precisa, pessoas que, às vezes, não dispõem de condições físicas, econômicas e psicológicas plenamente favoráveis”, explica.

Aluno do Técnico em Manutenção Automotiva veio de longe para ajudar

Divulgação

O sol ainda nem tinha raiado completamente quando o aluno do curso Técnico em Manutenção Automotiva William da Silva Oliveira saiu de Soledade, distante 103 km de Lajeado, rumo à Univates. Ele estava se preparando para participar, pela primeira vez, de uma ação social coordenada pela Universidade.

Assim que chegaram à Apae de Estrela, Oliveira e alguns de seus colegas dirigiram-se ao playground da entidade a fim de realizar a troca de madeiras deterioradas de uma casinha infantil. O trabalho foi concluído no final da manhã.

“As crianças que utilizam o parquinho certamente ficarão felizes com a reforma. Eu também estou contente. Acredito que as ações sociais auxiliam todos, sem exceção”, reflete Oliveira, que agora espera ansiosamente pela próxima oportunidade de ajudar e ser ajudado.

Cursos técnicos recebem inscrições

É possível iniciar seu curso técnico na Univates ainda neste ano, pois estão abertas as inscrições. A duração média de cada curso é de dois a três anos, dependendo do número de disciplinas cursadas por semestre. As inscrições podem ser realizadas em univates.br/tecnicos. Atualmente a Instituição conta com 19 cursos técnicos.