A Agenda 2030 é um plano de ação elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a prosperidade e o fortalecimento da paz universal com mais liberdade. Para isso, foram elencados os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). No Vale do Taquari, a temática está sendo levada para 12 escolas de sete cidades por meio de atividades realizadas por estudantes de graduação da Universidade do Vale do Taquari - Univates.
Na disciplina de Fundamentos de Economia dos cursos da área de Gestão, Engenharia da Produção e Publicidade e Propaganda, sob orientação da professora Fernanda Sindelar, cerca de 60 estudantes discutiram os ODS em sala de aula e prepararam oficinas para estudantes de ensino fundamental e médio.
Divulgação
Nas oficinas os graduandos puderam optar por abordar a Agenda 2030 de uma forma geral ou aprofundar um dos objetivos. Fernanda explica que, por meio da atividade, os estudantes têm contato com princípios de uma universidade: ensino, pesquisa e extensão, o que contribui para a formação desses futuros profissionais. Já que discutimos a temática em nossas aulas, os alunos desenvolveram pesquisas adicionais para aprofundar seus conhecimentos acerca da agenda, buscando dados que pudessem servir de subsídio para a organização da oficina, e terão contato com a comunidade escolar, contribuindo para a formação dos alunos. Além disso, a atividade também tem por objetivo sensibilizar os próprios alunos para a Agenda 2030, a qual para a grande maioria era desconhecida, mas de responsabilidade de todos nós, analisa a professora.
Troca de saberes
Divulgação
De Lajeado, a estudante do curso de Ciências Contábeis Bianca Meyer acredita ser muito relevante a ideia de realizar a oficina nas escolas, pois é uma maneira de levar o conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável para a comunidade. Ela e seu grupo abordaram os 17 ODS na oficina que realizaram no Colégio Madre Bárbara. Primeiramente fizemos um cartaz em que os alunos da escola escreveram palavras que remetiam à sustentabilidade e a atitudes que eles desenvolvem no dia a dia que ajudam a melhorar o meio ambiente, explica Bianca. Em seguida, eles formaram duplas e cada um ganhou um quebra-cabeças sobre um dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Após isso, cada dupla pesquisou mais sobre o assunto e apresentou para a turma. Foi interessante que, durante a apresentação, os colegas interagiram sobre cada tema, contando sobre situações que aconteceram com eles. Por fim, plantamos girassóis, com o objetivo de cada aluno levá-los para casa e compartilhar com a família os conhecimentos da oficina, relata.
Bianca acredita que a experiência tenha sido muito válida para a sua formação. Chegamos na escola pensando em apenas repassar nossos conhecimentos e acabamos aprendendo muitas coisas com os alunos. Foi bom saber que a sustentabilidade já é um tema difundido na comunidade e, claro, muitas coisas ainda precisam ser melhoradas, mas atividades como esta contribuem para lembrarmos do compromisso com nosso futuro, para nos tornarmos não somente profissionais qualificados, mas também pessoas que se preocupam com o próximo, finaliza.
Mas, afinal, quais são os 17 ODS?
Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos
Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos
Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável