Da educação infantil ao ensino superior, as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates buscam qualificar os processos de ensino e de aprendizagem. Exemplo disso foi o estudo Software Tasy: um estudo de sua potencialidade para o estabelecimento da relação entre teoria e prática no ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem, realizado pelo então mestrando Luís Felipe Pissaia, sob orientação das professoras Márcia Jussara Hepp Rehfeldt e Arlete Eli Kunz da Costa.
De acordo com Pissaia, a temática trata-se de uma inovação pedagógica na área do ensino de enfermagem, já que o objetivo da pesquisa de dissertação foi analisar as potencialidades do software Tasy no estabelecimento da relação entre teoria e prática no ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) aos estudantes do curso de graduação em Enfermagem. Nesse contexto, foram utilizados como campo de coleta de dados o curso de Enfermagem da Instituição, em relação a uma disciplina teórica, e o Centro Clínico Univates, onde ocorreu a disciplina prática.
A pesquisa realizada na dissertação deu continuidade ao trabalho de conclusão da graduação de Pissaia, e o assunto segue sendo explorado pelo enfermeiro e mestre em Ensino, que agora é discente do doutorado do PPGEnsino. Após os resultados da dissertação, o intuito agora em minha tese é mensurar a aprendizagem de estudantes sobre a SAE com o auxílio do software Tasy no curso de Enfermagem da Univates. A abordagem proposta terá como embasamento as potencialidades do software verificadas em minha dissertação, buscando ampliar a compreensão do meio acadêmico sobre sua utilização e estimular o avanço de pesquisas na área, explica ele.
TCC: o início de tudo
A pesquisa realizada por Pissaia segue uma construção histórica que teve início na graduação com a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado Impacto das tecnologias da informática no processo de Sistematização da Assistência de Enfermagem em uma instituição hospitalar do Vale do Taquari/RS, Brasil. Nessa experiência, Pissaia realizou pesquisa de campo buscando compreender as percepções de enfermeiros sobre a implantação de sistemas informatizados de gestão hospitalar com o uso da SAE. Esse projeto, por sua vez, contribuiu para elucidar inúmeras questões até então nunca estudadas na região. Os resultados demonstraram as dificuldades de os profissionais compreenderem o uso de tecnologias durante seus cursos de graduação, refletindo em uma formação deficitária em relação ao uso de diferentes recursos de trabalho, incluindo softwares de gestão em saúde. Essa problemática seguiu a trajetória acadêmica até o Centro Clínico Univates, onde a utilização do software Tasy ofereceu a oportunidade de os alunos construírem suas práticas pautadas no uso de tecnologias em correlação aos conteúdos teóricos. Os resultados inspiraram a realização de minha dissertação e, agora, da tese de doutorado, explica ele.
Regime intensivo
O PPGEnsino pode ser realizado no regime intensivo. Com essa modalidade, os acadêmicos podem frequentar disciplinas intensivas nos meses de janeiro e julho e realizar suas pesquisas na cidade de origem. As atividades do regime intensivo ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min nos meses de janeiro e julho. Saiba mais sobre o PPGEnsino em www.univates.br/ppgensino, pelo e-mail ppgensino@univates.br ou pelos telefones (51) 3714-7058 ou 3714-7000, ramal 5618.