Buscando aprofundar o conhecimento e realizar pesquisas sobre novas moléculas candidatas a fármacos e com potencial terapêutico para o tratamento de doenças inflamatórias crônicas, a professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates, doutora Márcia Goettert, realizou um período de estudos em Tübingen, na Alemanha.
Nicole Morás
A docente permaneceu de novembro de 2018 a março de 2019 no país, onde atuou como professora visitante e realizou pesquisas vinculadas a um trabalho de cooperação científica, com financiamento do programa Tübingen Reloaded e do Brasilien-Zentrum, da Universidade de Tübingen.
A ação faz parte da pesquisa Biotecnologia e farmacologia de produtos naturais e do estudo Reposicionamento e associação de fármacos e de moléculas candidatas , que vem sendo desenvolvido desde 2013 em parceria entre as duas universidades. O estudo busca identificar pequenas moléculas que possam inibir proteínas que tenham papel-chave em processos inflamatórios crônicos como, por exemplo, artrite reumatoide e alguns tipos de câncer e, ainda, por qual mecanismo isso ocorre.
Divulgação
A professora Márcia destaca que o professor Dr. Stefan Laufer, coordenador do grupo de pesquisa alemão, é referência internacional nas áreas de química medicinal e farmacologia, enfatizando que alguns fármacos que estão atualmente em fase clínica foram desenvolvidos pelo grupo. Além disso, a interação e aproximação da pesquisa do grupo alemão com a pesquisa clínica vem ganhando destaque por meio de importantes artigos publicados em revistas internacionais de excelência, como a Nature. A atuação na Universidade de Tübingen, que atualmente está listada entre as universidades de excelência no mundo, em especial no grupo do Dr. Laufer, abre oportunidades de pesquisas e de novas interações, ampliando o trabalho que vem sendo desenvolvido na Univates, afirma.
A professora acrescenta que essa experiência vai permitir a definição de novas pesquisas prioritárias para a identificação e o desenvolvimento de novas moléculas candidatas a fármacos, além de fortalecer a cooperação entre as instituições de ensino e os pesquisadores. Ainda, a internacionalização das pesquisas realizadas já gerou inúmeras publicações conjuntas e a mobilidade de discentes do PPGBiotec.
Participação em eventos
Divulgação
De 25 a 28 de fevereiro, a Dra. Márcia Goettert participou do 4th German Pharm-Tox, do 85th Annual Meeting of the German Society for Experimental and Clinical Pharmacology and Toxicology (DGPT) e do 21th Annual Meeting of the Association of the Clinical Pharmacology Germany, um evento importante na área de farmacologia clínica e desenvolvimento e novos tratamentos. Nos eventos ela apresentou o trabalho JAK3 and p38 MAPK inhibitors regulates hepatocellular carcinoma proliferation.
Inscrições em fluxo contínuo para o PPGBiotec
O mestrado e o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates recebe inscrições por meio do edital de fluxo contínuo.
Essa opção permite aos candidatos iniciarem o curso ainda em 2019. As aulas são oferecidas no regime presencial e regular, ocorrendo semanalmente nas sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã, no período de abril a dezembro de cada ano.
As inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto pelositewww.univates.br/ppgbiotec/processo-seletivo. Mais informações podem ser obtidas no site www.univates.br/ppgbiotec ou pelo e-mail ppgbiotec@univates.br.