Buscando oferecer formação de qualidade em diferentes áreas do conhecimento, a Universidade do Vale do Taquari - Univates passa a oferecer em 2019 quatro novos cursos técnicos: Agronegócios, Cervejaria, Imobilizações Ortopédicas e Mecânica. Com as novas opções a instituição dispõe de 21 cursos de formação profissional.
Divulgação
Entre os novos cursos, o Técnico em Mecânica surgiu tendo em mente a necessidade exposta e a potencialidade de sinergia deste curso com os demais cursos oferecidos pela Universidade, atrelado à demanda por profissionais qualificados na área no mundo do trabalho, devido à abrangência do ramo do metal mecânico e industrial. O curso busca capacitar profissionais para projetar ferramentas, manusear equipamentos, controlar processos de fabricação e fazer a manutenção de máquinas e equipamentos mecânicos, seguindo os requisitos de segurança e qualidade.
O coordenador do curso, professor Edson Antenor Scheuermann, destaca a estrutura que a Universidade oferece aos estudantes, com diversos laboratórios na área da mecânica e professores com vasta experiência na área. Estes fatores levam a experiência para a sala de aula e conectam a teoria com a prática atrelada às inovações, exigências e avanços tecnológicos do mercado. Além disso, muitos ambientes utilizados pelos estudantes são compartilhados com os cursos de graduação, e isso justifica a qualidade dos cursos técnicos da Univates, explica.
O professor também destaca as experiências práticas que os alunos terão durante o curso. Para ele, o fato de os estudantes colocarem a mão na massa irá prepará-los melhor para o mercado de trabalho. Muitos estudantes começam a trabalhar na sua área antes mesmo de concluir a faculdade. As empresas buscam profissionais qualificados e com experiência no ramo. Na Univates, a formação prática complementa a teoria, e apresenta-se como diferencial competitivo no mercado de trabalho. Dessa forma, os estudantes atendem as expectativas das empresas, completa.
O profissional Técnico em Mecânica poderá atuar em empresas do ramo industrial, em indústrias de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos. Poderá atuar também em laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa, bem como em empresas de prestação de serviços ligadas ao setor metal mecânico.
Os interessados podem realizar sua inscrição pelo site www.univates.br/tecnicos/inscricao, até o início das aulas, no dia 14 de fevereiro. A duração média do curso é de dois a três anos, dependendo do número de disciplinas cursadas.
Para ingressar, não é necessário ter concluído o ensino médio e não há processo seletivo via prova. Os cursos técnicos podem ser realizados de forma concomitante com o ensino médio, mas, para receber o diploma de técnico, é necessário ter concluído o ensino médio.
Mais informações podem ser obtidas no Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5024 e 5025, ou e-mail cep@univates.br.