A Universidade do Vale do Taquari - Univates foi uma das instituições contempladas com bolsas do Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo principal do programa é fortalecer as áreas estratégicas prioritárias da Universidade, de seus programas de pós-graduação e dos projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) realizados no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), na interação Universidade-Empresa.
De acordo com a diretora de Inovação e Sustentabilidade, Simone Stülp, as bolsas irão fomentar a criação de um sólido ecossistema de inovação. Como resultados esperados, pretende-se obter o incremento e aprimoramento das linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação, em termos de foco para a inovação, fortalecendo a interação entre Universidade e empresas, explica.
Tuane Eggers
Na Univates, serão cinco bolsas de doutorado com duração de 48 meses cada uma, ligadas aos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e em Biotecnologia (PPGBiotec). As empresas parceiras do projeto são Launer Química Indústria e Comércio Ltda. e Naturovos, do grupo Solar Comércio e Agroindústria, ambas vinculadas ao Tecnovates. O recurso total dos projetos relacionados ao Programa DAI será de R$ 622.560,00.
As bolsas estarão vinculadas a projetos de tese nas áreas de biotecnologia, ciências ambientais e ciência dos alimentos. Considerando que a Univates está em uma região conhecida como Vale dos Alimentos, projetos nessas áreas são importantes para a criação de produtos inovadores buscando o fortalecimento e a interação entre empresa e Universidade.
Saiba mais
O Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI) do CNPq foi lançado neste ano, após a realização de um projeto piloto na Universidade Federal do ABC (UFABC). Ao todo, serão concedidas 200 bolsas a 38 instituições de ensino brasileiras.