Dois novos negócios tornaram-se incubados na Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates): a Yonder Education e a Quintos Tecnologia. As empresas apresentaram seus projetos na tarde do último dia 10 e foram aprovadas pelo Comitê Gestor do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates, formado por representantes internos e externos da Instituição.
Divulgação
Para a qualificação das propostas, foram avaliados critérios como capacidade empreendedora da equipe, grau de inovação do produto e/ou modelo de negócio, previsões de investimento e retorno, estratégias de mercado e preparo técnico/gerencial dos sócios.
A banca avaliadora contou com a participação da diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stülp; da coordenadora administrativa do Tecnovates, Cintia Agostini; do gestor da Inovates, Michel Machado; da gerente do Escritório de Relações com o Mercado (ERM), Cristiani Reimers; do vice-reitor, Carlos Cyrne, representando a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social - Fuvates; e dos professores Natali Valadão, representando o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); Odorico Konrad, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec); e Junior Roberto Willig, do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS). Além dos representantes internos, Rafael Zanatta representou a Prefeitura Municipal de Lajeado e Gilmar Neitzke, o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat).
Conheça as empresas
Divulgação
A Yonder Education é uma plataforma que busca facilitar a vida de estudantes que pretendem realizar intercâmbio acadêmico. Entre outras ações, a empresa realiza workshops mensalmente, com oficinas curtas, que auxiliam na organização e na realização da viagem.
Divulgação
Já a Quintos Tecnologia criou um sistema mobile voltado a empresas, que permite que funcionários possam registrar seus horários mesmo sem estar presentes na empresa. Esse é o primeiro projeto desenvolvido pela Quintos e, segundo Ederson Balbinot, um dos sócios da empresa, a infraestrutura do Tecnovates e principalmente o apoio fornecido pela Inovates nas mentorias foram fatores determinantes para que escolhesse incubar a ideia de negócio. Fazer parte do Tecnovates e da Inovates também significa estar próximo de outras empresas pensando em inovações, podendo futuramente surgir boas parcerias, destaca.
Balbinot explica que o projeto está em fase de conclusão, e como a equipe é formada por profissionais de Tecnologia da Informação, o marketing do produto ficou em segundo plano, fator que deseja aprimorar agora que a empresa faz parte da incubadora. Nesse ponto acreditamos que a Inovates pode nos apoiar muito. Além disso, ter a empresa incubada traz mais credibilidade para nosso produto, completa.
Para o gestor da Inovates, a banca de incubação é um dos momentos mais importantes no ciclo das startups na incubadora. É a oportunidade na qual os empreendedores apresentam para representantes da Instituição e de outras entidades os planos de negócios de suas empresas, que resultam de muita dedicação durante o desenvolvimento de suas ideias e de muito trabalho com os mentores da Inovates, esclarece Machado. Agora, os mais novos incubados irão executar os planos de negócios, validando seus projetos com os consumidores e buscando aprimoramento.
Em 2018 foram nove negócios aprovados nas bancas para o processo de incubação, destacados pelo seu grau de inovação e o alto potencial de geração de negócios de sucesso para o Vale do Taquari.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7017,, ou pelo e-mail inovates@univates.br.