Divulgação
Até onde seu estudo pode levá-lo profissionalmente? Para a produtora de moda e consultora em imagem pessoal Manuela Teixeira Schneider, o céu é o limite. Ela se formou no curso de Design de Moda na Univates em março deste ano. Em novembro, inscreveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no 2º Seminário de Moda, Gestão e Design (Semged). O evento foi sediado no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), em Divinópolis, Minas Gerais (MG). Manuela ficou em 1º lugar no concurso, classificada como a melhor pesquisa em inovação e desenvolvimento sustentável do seminário.
Moda e sustentabilidade: qual a relação?
Divulgação
O termo sustentabilidade é utilizado para as ações que as pessoas realizam para suprir as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações atuais e futuras de suprirem suas necessidades. Pensando em criar produtos de moda com abordagem sustentável, Manuela desenvolveu uma coleção de peças de roupas que combinam entre si e possibilitam diferentes formas de uso, o que proporciona menor consumo com baixo número de peças e maior número de combinações possível. O resultado disso foi sua pesquisa de TCC intitulada Moda e versatilidade: peças modulares como meio de otimização da vida útil do vestuário.
O 2º Semged abordou questões relacionadas à moda e suas inovações em cultura e suas implicações ao desenvolvimento sustentável. Manuela enviou seu artigo de TCC ao seminário, que iria abordar a mesma linha de pesquisa de seu trabalho. Compreendo a importância de estar cercada de pessoas que estudam o mesmo tema, e não medi esforços para apresentar meu trabalho, explica.
A designer de moda afirma que seu desempenho foi o caminho até a premiação e que levará consigo sempre a busca por inovação e excelência, desafiada pelos professores na faculdade. Desde o início da graduação tive docentes que ensinavam muito mais que conteúdo nas disciplinas. Eles davam um show de persistência e compaixão a cada dia, conta. Para ela, moda é o reflexo das mudanças sociais.