Divulgação
O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Univates iniciou o mês de novembro comemorando. O mestrando Gérson Dalcin recebeu o Selo Clima Paraná, entregue pelo Governo do Estado do Paraná. A certificação reconhece pesquisas relacionadas às emissões de gases de efeito estufa e empresas que adotam medidas para reduzi-las.
A dissertação de mestrado de Dalcin, Quantificação e análise das emissões de gases de efeito estufa em processo da cadeia avícola, faz um levantamento das emissões de carbono de três unidades da empresa em que ele trabalha, a Vibra Agroindustrial S.A, de Montenegro. Uma das unidades está localizada no Paraná. Os dados foram validados pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) desse Estado.
O objetivo é contabilizar e divulgar os esforços que podem ser realizados para a redução das emissões de carbono. A proposta do Estado do PR é dar condições para o desenvolvimento competitivo baseado em uma economia de baixas emissões de carbono, se comprometendo assim com o bem-estar das próximas gerações e com o futuro do planeta, afirma Dalcin.
De acordo com o estudante, por ser um mestrado profissional, a importância da pesquisa se deve à aplicação na prática do trabalho. É satisfatório poder colher resultados desse esforço, reconhece.
A orientadora do projeto e professora do PPGSAS Liana Johann considera que o recebimento do selo demonstra que o tema da dissertação é uma demanda atual do mercado. E esse é o objetivo do PPGSAS, finaliza.
PPGSAS com inscrições abertas
Nicole Morás
O PPGSAS recebe inscrições até dia 19 de novembro. São disponibilizadas 25 vagas, nos regimes intensivo e regular, sendo uma delas reservada para candidatos estrangeiros. O objetivo do programa é formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal nas áreas de tutela jurídica ambiental e sustentabilidade da cadeia produtiva. As inscrições podem ser realizadas de forma on-line, em www.univates.br/ppgsas. A taxa é de R$ 95,00.
O processo seletivo complementar ocorre para a turma que terá início em janeiro de 2019 nas disciplinas intensivas e em abril nas disciplinas regulares. As aulas do regime intensivo ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. O regime regular conta com aulas nas sextas-feiras à noite e sábados de manhã.
Totalmente ministrado no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), o curso de pós-graduação stricto sensu garante a interação dos estudantes com empresas para o desenvolvimento de produtos e processos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgsas@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5354.