Rumo ao bairro Santo Antônio, em Lajeado, um ônibus e um micro saem semanalmente em frente ao Prédio 1. O Projeto de Extensão Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde no bairro Santo Antônio (PI) é formado por alunos voluntários da Univates e, mais do que curativa, a iniciativa é preventiva.
Ana Amélia Ritt
Morador do bairro, Darci José da Silva tem 72 anos e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o que dificultou alguns movimentos do corpo. Em seguida teve que lidar com a perda de pessoas próximas da família. A visita do grupo da Univates me tirou pensamentos ruins. Eu tinha dor nas pernas, dificuldade de mexer o braço, além de sentir falta de alguém para conversar. Eles passam conhecimento e explicam as ações. Às vezes também me dão puxões de orelha, não posso mentir, ri.
Entre as atividades realizadas, seu Darci mostra uma camiseta com desejos escritos com tinta colorida. O que é ruim temos que deixar para trás, o que é bom deve permanecer, aconselha. Além da camiseta, o grupo produziu com ele uma caixa de remédios e ensinou exercícios de alongamento. Isso é muito bom pra mim, afirma.
Além dele, outras cinco famílias e duas Instituições do bairro são visitadas, como o local onde é realizado o Projeto Vida, uma iniciativa da prefeitura municipal que, com seis unidades espalhadas por Lajeado, propõe aos alunos atividades no turno oposto ao da escola. A unidade do bairro Santo Antônio possui 69 participantes de 5 a 14 anos. Destes, cerca de 30 recebem a visita do PI às terças-feiras.
Além de trabalhar junto ao que já vem sendo feito pelo Projeto Vida, o PI é um trabalho interdisciplinar em que os alunos da graduação podem observar as crianças e buscar realizar atividades conforme as suas necessidades. Assim, os acadêmicos adquirem experiência do que irão vivenciar futuramente na profissão, é uma preparação. Ao mesmo tempo, para as crianças e adolescentes, esse momento também é legal, porque elas se sentem importantes, já que futuros profissionais estão acompanhando-as e querem contribuir para o seu desenvolvimento, explica o coordenador do Projeto Vida do bairro Santo Antônio, Demétrios Lorenzini.
Em 15 anos
Ana Amélia Ritt
Esse trabalho é desenvolvido pelo Projeto de Extensão Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde no bairro Santo Antônio (PI), em Lajeado. Antes dele, porém, havia o Programa de Ações Comunitárias (PAC) que, assim como o PI, de 2003 a 2009, buscou promover a transformação e a inclusão social dos moradores do bairro. Essa é uma construção entre o trabalho que é realizado por outros profissionais e pelos alunos da Univates. Com a experiência, os estudantes constroem valores de ética, responsabilidade e respeito ao próximo, afirma a coordenadora do PI, Marilucia Vieira dos Santos.
Entre os estudantes que participam do projeto está Aline Bueno, que há três anos integra o grupo. Aluna de Enfermagem, Aline conta que a iniciativa chama a sua atenção pelo envolvimento com a saúde pública.
Ana Amélia Ritt
De lá pra cá
Quer participar?
O Projeto de Extensão pode ser realizado por alunos de qualquer curso da Instituição. As ações são voluntárias e podem ser aproveitadas como horas complementares. As atividades possuem o acompanhamento de professores tutores de diferentes áreas e são compostas por visitas domiciliares, em instituições escolares e sociais do bairro, além de rodas de conversa com os profissionais do posto de saúde local para discussão das demandas e criação de estratégias terapêuticas e sociais para educação em saúde. Mais informações pelo e-mail projetosocial@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5591.