Promovido pela Univates em parceria com a Mercur, o Desfile de Moda Inclusiva chega em sua terceira edição. Cerca de 30 modelos com e sem deficiência sobem ao palco do Teatro Univates na próxima terça-feira, dia 21, às 19h30min. O evento é composto pelo desfile de coleções criadas por cinco diplomadas de Design de Moda e de joias sustentáveis produzidas por estudantes do curso. O momento também terá audiodescrição para pessoas com deficiência visual que estiverem na plateia.
Entre as diplomadas do curso de Design de Moda está Milena Fernandes, que pensou em uma marca que agregasse cultura e elevasse a autoestima das mulheres. Em cada coleção o tema é uma mulher forte, inspiradora e que marcou a nossa história, afirma. Na coleção desenvolvida para o desfile, a diplomada buscou elementos da pintora mexicana Frida Kahlo. Ser como Frida é como ser lenha na fogueira emocional da vida. Reflexo de si mesma, colocava sua alma na sua maneira de vestir e buscava expressar por suas roupas a força que faltava no seu corpo fragilizado. Frida inspira todas as mulheres, mesclando muitas cores, flores e amores, conta.
Milena Becker
Composta de sete looks, a coleção criada por Milena também é inspirada em sua mãe, que venceu o câncer de mama.
Iloide Becker Fernandes
Para conseguir ainda mais o que a coleção busca por meio da figura de Frida Kahlo, o editorial foi fotografado na Casa Azul, no México, onde a artista nasceu, cresceu e morreu e que hoje é um museu. No momento, Milena realizou a produção de moda e maquiagem, além de atuar como modelo, enquanto sua mãe, Iloide Becker Fernandes, tirou as fotos.
Após o Desfile de Moda Inclusiva ocorre um bate-papo com depoimentos de designers, modelos e estudantes participantes. O evento é gratuito e aberto ao público. Para assistir ao desfile é necessário se inscrever no Sistema de Inscrições da Univates. Além das designers de moda, o evento conta com a participação de alunos de Estética e Cosmética, Fisioterapia e Psicologia, totalizando 30 alunos e diplomados.