Há quase 15 anos a Univates e a Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia mantêm acordo de cooperação para a realização de ações de internacionalização. O que começou voltado aos cursos de graduação tem se estendido também para outros níveis de ensino. Exemplo disso é o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) que recebe, até o final de julho, o doutorando colombiano Miller Perez.
Nicole Morás
Conforme Perez, durante o doutorado na Colômbia é previsto um período de estudos no exterior, chamado de pasantía, o que o trouxe a Lajeado. A escolha pela Univates se deu pela afinidade das pesquisas que ele realiza sobre educação e globalização.
Investigo a relação entre a educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), o que se aproxima das pesquisas realizadas pelos professores Rogério Schuck e pelo doutorando Adriano Neuenfeldt, já que eles estudam o uso das TICs no ensino superior, explica o colombiano.
A abordagem de Perez parte da perspectiva semiótico-cultural, em que se aumenta o uso das TICs a partir do uso de códigos culturais.
Na Univates, além de conhecer as pesquisas desenvolvidas, ele assiste a duas disciplinas do PPGEnsino: Espaços não Formais de Aprendizagem e História da Filosofia da Ciência. A partir dessa experiência é possível que a gente articule os projetos que estão sendo desenvolvidos nas duas universidades, projetou, vislumbrando a possibilidade de pesquisas e publicações em conjunto.
Dupla oportunidade
Perez também é diretor no curso de especialização em Docencia Mediada por las TICs na Universidade de San Buenaventura, que também é uma instituição com a qual a Univates mantém acordo de cooperação. Assim, ele afirma que o período de atividades na Univates também pode contribuir para a articulação de atividades conjuntas com essa universidade colombiana.
Inscrições abertas
O PPG em Ensino (PPGEnsino) busca a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem, em todos os níveis, a partir da expansão dos conhecimentos científicos e tecnológicos. O Mestrado e o Doutorado em Ensino assumem importante papel ao alinharem-se à perspectiva que pensa a educação como um processo que não se conclui, pois, se a sociedade, a ciência e a tecnologia modificam-se constantemente, há necessidade de adequar-se às novas exigências oriundas dessas mudanças. O PPGEnsino oferece 12 vagas para o doutorado e 20 para o mestrado. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto em www.univates.br/ppgensino/processo-seletivo