Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Responsabilidade social

Entidade que representa a cultura negra de Venâncio Aires recebe nova identidade visual, feita por alunos do curso de Design

Por Leonardo Seibel

Postado em


Compartilhe

Divulgação

Na noite do último dia 27 de junho, em evento realizado na cidade de Venâncio Aires, acadêmicos do curso de Design da Univates apresentaram a nova identidade visual da Associação Négo F. Club Acadêmicos do Samba. A apresentação fez parte do evento de lançamento do Mulata Café 35 anos, tradicional concurso de beleza realizado pela entidade.

A arte foi feita pelos alunos Fábio Antonio da Costa, Gustavo Garcia Schmidt, Lucas Monteiro Pinheiro, Matheus Ferreira da Luz e Rodrigo Ruschel, na disciplina Programação Visual, com o professor Rodrigo Brod. A escolha do Négo surgiu a partir da ideia do estudante Matheus da Luz, frequentador do clube, que destaca a importância da entidade para a comunidade.

O Négo sempre teve grande importância na minha vida, na dos meus pais e avós, e eu queria fazer alguma coisa para ajudar a levantar novamente a representatividade do clube que simboliza a resistência do povo negro contra o racismo, intolerância e a discriminação. Contei aos colegas a história do clube, de como ele surgiu a partir de um protesto na década de 1930 e a sua importância como um ‘refúgio’, que não possuía preconceitos de raça, religião e cultura
Matheus da Luz

Os estudantes desenvolveram a identidade visual a partir de pesquisas sobre a cultura africana em suas formas geométricas e suas grafias, de modo a representar a história do Négo. “Esse tipo de trabalho é de extrema importância pois conseguimos fazer a diferença. Houve um grande impacto social, que, desde o começo, foi o nosso objetivo quando desenvolvemos o trabalho”, completa Matheus. 

Para o professor Rodrigo Brod, coordenador do curso de Design, o projeto da disciplina buscou o desenvolvimento de sistemas de identidade visual coerentes com as realidades dos clientes atendidos. "A identidade visual foi pensada de forma a poder ser reproduzida mesmo sem a utilização de recursos computacionais, podendo ser facilmente pintada ou replicada de outras formas", pontua

Opção para o Vestibular

Interessados em cursar Design na Univates em 2018B podem se inscrever no processo seletivo e realizar prova de redação agendada ou concorrer com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. O procedimento deve ser feito pelo site univates.br/vestibular até o dia 3 de agosto.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar