PPGBiotec realiza encontros científicos semestrais

Postado em 02/07/2018 06:37:03

Ana Amélia Ritt

Há quatro anos o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates realiza encontros científicos periódicos. Os momentos acontecem nas tardes de sexta-feira e buscam divulgar a pesquisa feita na Instituição e por universidades colaboradoras. Neste semestre ocorreram nove encontros, que seguem na segunda parte do ano.

Esses seminários, além de atualizar os docentes e discentes em hot topics científicos, oportuniza a interação entre pesquisadores, viabilizando a construção de novas colaborações entre grupos de pesquisa
organizador da atividade e professor do PPGBiotec, Ivan Cunha Bustamante Filho

Ana Amélia Ritt

Mesmo sem datas e nomes confirmados para o próximo semestre, Bustamante afirma que o padrão dos encontros será o mesmo, trazendo seminários sobre assuntos relacionados à biotecnologia. “Os ministrantes são pesquisadores da casa e de outras Instituições que colaboraram para que o nível das palestras sejam compatíveis com congressos internacionais”, completa.

O último encontro do primeiro semestre ocorreu na sexta-feira, dia 29 de junho, com a professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) Jenifer Saffi. A atividade abordou os conceitos e as aplicações da genotoxicidade. As próximas atividades, gratuitas e abertas a pesquisadores interessados, serão divulgadas no início de agosto no site da Univates.

Confira os assuntos já abordados neste ano

16/03 - Habilidades e atitude para viver e mudar o mundo para melhor - Carlos Teixeira (PUCRS)

23/03 - Biologia de sistemas computacionais aplicadas ao desenvolvimento de fármacos: um estudo de inibidores da quinase dependente de ciclina (CDK) - Walter Figueira (PUCRS)

06/04 - Inflamação e drogas anti-inflamatórias - Jarbas Oliveira (PUCRS)

13/04 - Novidades biotecnológicas em vacinologia - André Streck (UCS)

27/04 - Caracterização e aplicação de nanopartículas - Vanessa Mendonça Esquerdo (FURG)

11/05 - Farmacologia do câncer - Fernanda Morrone (PUCRS)

25/05 - Biofortificação de grãos de cevada com Zn utilizando um transportador MTP - Paloma Koprovski Menguer (UFRGS)

15/06 - Live and let die: cells proliferation inhibition by a eIF2β mutant form - Jomar Laurino (UCS)

29/06 - Genotoxicidade: conceitos e aplicações - Jenifer Saffi (UFCSPA)

Inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates recebe inscrições até agosto para vagas remanescentes no Mestrado e no Doutorado. O PPGBiotec concentra-se nas áreas de Biotecnologia Agroalimentar, com linhas de pesquisa em Biotecnologia na Produção Primária de Alimentos e Biotecnologia na Produção Industrial de Alimentos, e de Biotecnologia em Saúde, com linhas de pesquisa em Detecção e Caracterização de Micro-organismos e Aspectos Moleculares em Processos Fisiopatológicos. Mais informações no site www.univates.br/ppgbiotec/processo-seletivo.

Escolha uma formação

Graduação presencial