Duas acadêmicas representaram a Univates no II Enplac - Encontro Nacional de Português como Língua de Acolhimento, realizado de 20 a 22 de junho na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Bruna Scheeren e Marcelli Flores apresentaram ações que o eixo Linguagem e Ensino do projeto de extensão Veredas da Linguagem realiza com imigrantes do Vale do Taquari. Elas apresentaram uma obra que busca dar visibilidade a interações com a comunidade de imigrantes de Lajeado, no Vale do Taquari, que frequenta as aulas de Língua Portuguesa como Língua Adicional ministradas por bolsistas e voluntários do projeto, e também o material didático desenvolvido para as atividades com imigrantes.
De acordo com a professora Grasiela Kieling Bublitz, que coordena o projeto, a participação em eventos como esse é importante para dar visibilidade a ações que possam mobilizar políticas públicas, no caso, em favor da comunidade imigrante que chega semanalmente a Lajeado. Além disso, estimula os envolvidos a conhecerem outros projetos e a compartilharem a experiência com o grupo.
Para Bruna e Marcelli, participar do evento foi importante para compartilhar experiências, e o retorno positivo dos ouvintes sobre os trabalhos as fez voltar empolgadas para continuar as ações.
Em relação à repercussão sobre o material didático (ao lado) desenvolvido no projeto de extensão, Marcelli comenta: quando apresentei nosso material didático no II Enplac, o pessoal se apaixonou. Queriam comprar! Levá-lo para seus projetos. Nossa ação com os imigrantes foi muito elogiada. Os participantes do encontro até sugeriram que trabalhos como o nosso ocorram em nível nacional, com incentivo do governo e adesão de outras universidades. Quando falamos que o projeto era mantido pela Univates, ficaram impressionados, pois a maioria das instituições não tem o incentivo que nós temos aqui. Elogiaram a Univates por ser uma universidade preocupada com as necessidades da comunidade.
Confira os trabalhos apresentados:
"Narrativas de acolhida: vozes de quem chega", pela acadêmica de Letras Bruna Scheeren
Sobre o trabalho: comprometidos com a questão da imigração, acadêmicos, professores e voluntários do projeto de extensão Veredas da Linguagem, da Univates, por meio do eixo Linguagem e Ensino, redigiram a obra Grandes Encontros: Veredas. O objetivo é dar visibilidade a interações com a comunidade de imigrantes de Lajeado, no Vale do Taquari, que frequenta as aulas de Língua Portuguesa como Língua Adicional ministradas por bolsistas e voluntários do projeto. Cabe evidenciar que as aulas promovem a formação de docentes (acadêmicos e diplomados) para ministrarem aulas de língua portuguesa e investigam metodologias e fundamentos teóricos que subsidiem a definição e a produção de tarefas a serem utilizadas nas aulas e oficinas destinadas aos imigrantes.
"Vem pra cá - Material didático para o ensino de língua portuguesa como língua adicional aos imigrantes da região sul do Brasil", pela acadêmica e bolsista Marcelli Schossler Flores, do curso de Engenharia Elétrica
Sobre o trabalho: consiste na apresentação do material didático usado pelo grupo de professores, acadêmicos, bolsistas e voluntários para ministrar as aulas. Esse material foi criado e transformado em apostilas intituladas Vem pra cá. Essas apostilas são coerentes com o contexto da região e são distribuídas aos alunos que frequentam as aulas.
A temática está relacionada com o quarto objetivo de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), trabalhado pela Rede ODS Brasil, à qual a Univates é afiliada. Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos