Univates participa do Programa Green IT

Postado em 29/05/2018 10h43min e atualizado em 29/05/2018 10h48min

Por Leonardo Seibel

Elise Bozzetto

Por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), a Universidade do Vale do Taquari -  Univates participa do Programa Green IT. O projeto, desenvolvido pela empresa Furukawa, tem o objetivo de racionalizar a utilização de recursos não renováveis com o tratamento de resíduos provenientes do descarte de produtos de cabeamento estruturado. Desde 2010, a universidade já contribuiu com cerca de duas toneladas de materiais recicláveis, sendo 327 quilos só em 2017.

Pela contribuição, a Univates recebeu um cheque para ser trocado por produtos da Furukawa. Com a quantia, foram comprados Patch Cords. Para Klaus Weber Koeppe, funcionário do NTI da Univates, independente do valor financeiro repassado pela empresa, poder contribuir com o meio ambiente é ainda mais significativo.

Klaus Weber Koeppe, funcionário do NTI da Univates

Além de proteger o meio ambiente de materiais nocivos, o projeto representa a redução no consumo de energia elétrica, destinado à fabricação de novos materiais, de aproximadamente 9,5 kWh para cada quilograma enviada para o programa. Com os 327 kg de resíduos enviados pela Univates no ano passado, foi possível reduzir a extração de 31,065 kg de minério de cobre e o consumo de 3,126 KWh de energia - o suficiente para abastecer 21 residências durante um mês.

Conheça o programa Green IT

Criado em 2007 pela Furukawa, o programa Green IT retira e acondiciona cabos e componentes em embalagens específicas, para transporte especial, e as entrega às empresas de reciclagem, que transformam os resíduos novamente em matérias-primas para uso em outras indústrias. Com a iniciativa, organizações de diversas áreas se beneficiam por seus novos ambientes tecnológicos, ao mesmo tempo em que contribuem no âmbito socioambiental.