A atuação do pedagogo não precisa ficar restrita às escolas. É justamente com esse viés que o curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari tem um currículo que proporciona a formação ampliada e a oportunidade de realizar estágio em espaços não formais de ensino, como o Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR).
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É lá que as estudantes Síntia Ahlert, Stéfani Taís Osterkamp e Andressa Lana Klein (foto) ficam até o dia 25 de maio realizando as Práticas Pedagógicas em Espaços não Escolares e Práticas Pedagógicas em Formação de Professores. Durante a realização do estágio, as estudantes irão acompanhar educadores do MAR e realizar prática.
Elas formam o segundo trio de da Univates que participa da atividade. De acordo com a professora Cláudia Horn, a visão do curso de Pedagogia também é mostrar para os estudantes uma ampliação das possibilidades de trabalho. Existe um senso comum, uma forma naturalizada, de conceber o professor como aquele que atua em escolas. Essa é uma opção, mas existem outros tantos campos de atuação e um são os museus. Os diferentes espaços em que podem desenvolver ações educativas incluem ainda presídios e hospitais, exemplifica ela.
Já para a professora Fabiane Olegário, o estágio também é uma oportunidade de as estudantes aplicarem o que é estudado nas disciplinas. O curso da Univates conta com disciplinas voltadas para a formação ético-estética do acadêmico. Assim, espera-se que elas possam compartilhar conhecimentos com outras áreas, dando um olhar interdisciplinar à educação, afirmou.
Ana Amélia Ritt
De acordo com as estudantes, com o estágio no museu elas terão contato com uma prática diferentes. Com certeza aqui a gente não teria essa experiência, que irá acrescentar nas nossas futuras práticas profissionais, declarou Andressa. Síntia acrescenta que a expectativa é adquirir uma experiência nova.
A atividade no MAR é uma possibilidade da disciplina de estágio supervisionado. Para isso, os estudantes participam de uma seleção específica. Os selecionados estudam esse espaço antes de realizarem o estágio e exploram temáticas sobre as políticas do museu, artistas que expõem no local e assuntos relacionados.
Inaugurado em março de 2013, o Museu funciona como um espaço proativo de apoio à educação. Recentemente o MAR e a Univates firmaram parceria para que o curso de Pedagogia e o grupo de pesquisas Currículo, Espaço, Movimento (CEM) possam realizar residências pedagógicas e atividades de pesquisas no local.
Pedagogia é opção no Vestibular de Inverno
O curso de Pedagogia é uma das opções do Vestibular de Inverno da Univates. O processo seletivo para o segundo semestre de 2018 recebe inscrições até o dia 5 de junho. A prova única de redação será aplicada no dia 10 de junho, no campus de Lajeado. Mais informações em www.univates.br/vestibular.
Bolsa Licenciatura
Os ingressantes dos cursos de licenciatura, Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras e Pedagogia, têm acesso ao Bolsa Licenciatura, no qual pagam um valor fixo de mensalidade. A nova oportunidade de pagamento da Univates pode gerar economia de até 50% no valor total do curso, dependendo da quantidade de disciplinas cursadas pelo estudante. Saiba mais aqui.
Dissertação do PPGEnsino é realizada no MAR
Ana Amélia Ritt
O estudante colombiano José Romaña Diaz está realizando parte da sua dissertação no Programa de Pós-Graduação em Ensino no MAR. Na última sexta-feira, 11, ele se encontrou com as estudantes que farão estágio no MAR e com as professoras Cláudia Horn e Fabiane Olegário para apresentar informações sobre o museu. Para ele, o intuito e os esforços por ter um olhar mais amplo na formação dos pedagogos faz com que eles tenham também um olhar diferenciado em sua prática. O museu combina de uma maneira legal arte e educação em uma experiência educativa, afirma ele. Saiba mais aqui.