A Prefeitura Municipal de Venâncio Aires é uma das 15 finalistas do Prêmio Municiência. A iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) busca identificar e compartilhar experiências inovadoras implementadas por prefeitos das cinco regiões do Brasil. Um dos três representantes gaúchos na votação, Venâncio Aires concorre com o aplicativo Fiscale. A ferramenta colaborativa, capaz de facilitar o diálogo entre a população e a administração pública, foi desenvolvida pelo diplomado em Sistemas de Informação da Univates Jonas Dhein.
A ideia surgiu ainda durante o curso, em 2015, quando o então acadêmico tinha pela frente o desafio de definir um tema para sua pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Conforme Dhein, a plataforma pode ser utilizada por outros municípios e permite que a população encaminhe à gestão municipal problemas detectados na cidade. Assim que o registro é feito, a solicitação é diretamente encaminhada para a ouvidoria do município responsável, que tem o papel de destinar a situação para a secretaria competente.
Ao todo foram mais de 200 municípios inscritos no concurso. Segundo o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, estar entre os melhores do júri técnico é motivo de orgulho para a cidade. Estamos concorrendo com capitais que têm grande capacidade de mobilização, então já nos sentimos vitoriosos. O prêmio seria uma consequência da mobilização da região nesta etapa, comenta Wickert.
No município, o aplicativo foi integrado à gestão há cerca de um ano. Segundo Guilherme Hautzinger, responsável pelo serviço de atendimento ao público da prefeitura, desde então 4.087 solicitações foram feitas, e 83,69% delas já estão resolvidas. Ele explica que grande parte das solicitações está relacionada à iluminação pública, sendo 2.358 referentes a lâmpadas que estavam apagadas. No primeiro mês foram 851 solicitações, já no segundo mês o número caiu para 531. Hoje existe uma média de 250 solicitações mensais. Ou seja, esse decréscimo comprova a efetividade que o aplicativo tem na resolução dos problemas, afirma ele.
Hautzinger explica ainda que algumas questões levam mais tempo que outras para serem resolvidas, no entanto lembra que a média de resolutividade tem sido de 45 dias após a solicitação estar no sistema. A partir do momento que as pessoas utilizam a tecnologia para solicitar ajustes, elas querem ainda mais velocidade na resolução. Tivemos que reorganizar nosso processo interno e grandes mudanças foram feitas para nos adaptarmos a essa rapidez exigida pela população, explica.
Atualmente, além do município de Venâncio Aires, a cidade de Esteio também utiliza a plataforma. Segundo Dhein, outros contratos já estão assinados em pelo menos mais duas cidades do Vale do Taquari.
Conforme ele, um recurso novo que está sendo bastante utilizado pelos usuários é a possibilidade de enviar um áudio sobre o problema, não precisando necessariamente descrevê-lo.
Artur Dullius
Sinto-me realizado ao ver que todo o tempo destinado para a elaboração do trabalho não foi em vão. É muito gratificante ver que o seu trabalho consegue impactar um número grande de pessoas de forma positiva, facilitando a vida do cidadão e, ao mesmo tempo, transformando a cidade em que essa pessoa vive em um lugar melhor, conclui Dhein.
A votação pode ser feita pelo site www.municiencia.cnm.org.br. O vencedor do prêmio será anunciado na Marcha dos Prefeitos, que será realizada em maio, em Brasília. Mais informações sobre o aplicativo podem ser conferidas no site fiscale.vc.
Vestibular de Inverno
O curso de Sistemas de Informação é uma das opções do Vestibular de Inverno da Univates. O processo seletivo para o segundo semestre de 2018 recebe inscrições até o dia 5 de junho. A prova única de redação será aplicada no dia 10 de junho, no campus de Lajeado. Maisq informações em www.univates.br/vestibular.