Com atendimento gratuito à comunidade carente da Comarca de Lajeado, o Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) da Univates tem prestado um importante apoio à população regional. O serviço é responsável por um grande número de processos jurídicos, atuando na conciliação de eventuais litígios, elaboração de peças administrativas, acompanhamento processual e realização de audiências. Só no ano de 2017 foram 3.878 atendimentos e 1.026 audiências realizadas.
Elise Bozzetto
Destas, as causas mais procuradas dizem respeito a ações de medicamentos e direito de família. Entre as audiências, chama a atenção o número de processos da Lei Maria da Penha, que representa 493 dos procedimentos encaminhados no último ano . Além disso, 578 movimentações processuais (ações ajuizadas, defesas, recursos, entre outros procedimentos nas áreas cível e criminal) foram realizadas e 1.387 processos ainda estão em andamento.
Os processos contam com o auxílio dos acadêmicos da Universidade que, com a orientação de professores, atuam à frente dos serviços. Atualmente o Sajur recebe em média 120 alunos do curso de Direito e seis estagiários de Psicologia a cada semestre.
Segundo ela, esta é uma importante ferramenta de ensino e de aprendizagem, por meio da qual o aluno desenvolve suas potencialidades aliando a teoria à prática jurídica do Direito. Ele se experimenta enquanto atuante em situações reais da vida jurídica cotidiana. Da mesma forma, o Sajur contribui para o acesso das pessoas carentes à justiça, que contam com um serviço totalmente gratuito e eficiente para a solução de seus problemas, relacionando-se assim com o papel comunitário da Universidade, avalia a coordenadora.
Interessados em utilizar os serviços oferecidos pelo Sajur devem comparecer na avenida Benjamin Constant, 2718, bairro Florestal - Lajeado. O atendimento voltado ao público acontece de terça a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7038 ou pelo e-mail sajur@univates.br.
Serviço conta com atuação de aproximadamente 120 estudantes da Universidade