Nicole Morás
O Parque Científico e Tecnológico da Univates (Tecnovates) realiza nesta segunda-feira, 30, a terceira edição do Seminário de Integração Tecnológica Universidade-Empresa (III Situe), desta vez abordando questões relacionadas a micotoxinas e qualidade de produtos.
A programação foi aberta pelo diretor global do programa de Gestão de Micotoxinas da Alltech, Nick Adams, que apresentou um panorama mundial e regional de tipos de micotoxinas, matérias-primas afetadas por elas e formas de detecção e análise dessas substâncias. Segundo Adams, as micotoxinas são produzidas por fungos e afetam negativamente culturas e seres vivos.
Nicole Morás
O palestrant citou como exemplo o cultivo de milho e de silagem. Adams também falou sobre testes rápidos oferecidos pela Alltech para a detecção dessas micotoxinas e, em uma segunda palestra, abordou os efeitos de micotoxinas na produção de ruminantes.
Nicole Morás
Confira os temas das atividades do III Situe
Micotoxinas: panorama mundial e regional, tipos, matérias-primas afetadas e formas de detecção e análise - Nick Adams
Fisiologia das micotoxinas e seus efeitos na produção de monogástricos - Fernando Rutz
Fisiologia das micotoxinas e seus efeitos na produção de ruminantes: formas de mitigação e controle - Nick Adams
Controle de qualidade em fábrica de rações visando a reduzir contaminações microbiológicas e de fungos - Andrea Bandeira
Desenvolvimento tecnológico na área de micotoxinas - Simone Stülp e Maurício Hilgemann
Saiba mais
O evento tem como objetivos divulgar o Tecnovates e aumentar o conhecimento dos participantes sobre micotoxinas e qualidade de produtos. Nas edições anteriores foram abordadas as tecnologias e inovações no setor leiteiro e a inovação em pequenas e médias empresas.