O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) surge com o objetivo de aprimorar o processo de formação de docentes para a Educação Básica. Na Univates, o programa, lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007, começou em 2010 e, desde lá, 880 acadêmicos atuaram como bolsistas.
Conforme a coordenadora do Pibid na Univates, professora Cristiane Hauschild, a bolsa de estudos permite que o aluno de licenciatura aprenda a ser professor no futuro ambiente de trabalho. Os estudantes vão se constituindo professores, porque é um processo constante, em que participam de todas as atividades da escola, conta destacando que o Programa incentiva o planejamento, a execução e, posteriormente, a reflexão sobre o que é feito em sala de aula. É interessante ver como os alunos mudam com essa experiência. Além de se destacarem nos estágios obrigatórios das licenciaturas, constituem-se em profissionais com diferencial, afirma a coordenadora.
O Pibid/Univates possui sete subprojetos: Interdisciplinar; Letras-Português; Letras-Inglês; Educação Física; Pedagogia; História e Ciências Biológicas. Diferente dos demais, o Interdisciplinar não concilia uma área específica. Conforme uma das coordenadoras do subprojeto, professora Maristela Juchum, os estudantes de cursos diferentes têm a possibilidade de aprender um com o outro de maneira conjunta e colaborativa. Projetos interdisciplinares são demanda das próprias escolas. O Pibid possibilita que se formem professores para isso, com a oportunidade não só de planejamento como também de vivência, explica a professora.
Conforme o estudante de Letras e bolsista Roger Sullivan Faleiro, o Pibid é a soma entre os encontros que ocorrem na universidade com a experiência e a visão dos professores das escolas. Há três anos e meio como bolsista, Faleiro conta que entrou no subprojeto Interdisciplinar com insegurança por não ser especificamente de sua área, mas que hoje não mudaria. Gosto bastante. A interdisciplinaridade está muito presente nas escolas, principalmente em projetos, e essa experiência facilita muito. Quem tem esse contato interdisciplinar possui um olhar mais crítico, afirma.
Confira os demais subprojetos do Pibid na Univates e suas respectivas ações:
Ciências Biológicas:
Coordenado pela professora Marta Maggi, o subprojeto de Ciências Biológicas atende duas escolas e trabalha com 11 bolsistas.
Entre as atividades já desenvolvidas estão aulas práticas em laboratório, desenvolvimento de projetos pedagógicos e estudo de temas sobre educação. Com os alunos das escolas, os bolsistas já desenvolveram uma composteira na escola e realizaram uma palestra sobre sexualidade.
Letras Português:
A professora Flávia Zanata coordena esse subprojeto que é realizado com oito bolsistas do Pibid/Univates em duas turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo André.
Na escola realizam o projeto O fantástico mundo do teatro, que busca desenvolver habilidades em expressão corporal e de pensamentos e trabalhar aspectos de linguagem para entender o gênero do teatro.
Além disso, aplicam o projeto Memórias, origens e raízes, em que resgatam memórias da escola com ex-alunos e professores por meio de descrição e entrevistas. A ideia é que essas memórias sejam transformadas em um livro.
Letras Inglês:
Emili Dessoy é a professora supervisora do Letras-Inglês. As atividades aplicadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro foram elaboradas após a realização de um quiz com os alunos, que tinha o objetivo de escolher, em conjunto, um assunto de interesse. A turma escolheu a música e trabalhará a língua inglesa aprofundando gêneros musicais e artistas.
Pedagogia:
O subprojeto de Pedagogia é dividido nas partes da manhã e tarde.
De manhã, seis bolsistas realizam atividades envolvendo uma história infantil (sequência da história com imagens, a escrita de palavras, o conhecimento matemático e a produção artística); o conhecimento de quatro artistas brasileiros e a montagem de uma exposição; um projeto de leitura de forma lúdica.
À tarde, sob supervisão da professora Anice Maria Nunes, cinco bolsistas criaram a Pibidoteca, um espaço lúdico para alunos menores; revitalizaram a sala de recursos da escola; criaram jogos e atividades de alfabetização; realizaram uma minigincana e um projeto de alimentação.
Educação Física
Coordenado pela professora Alessandra Brod, 12 bolsistas realizam atividades que envolvem esportes tradicionais e esportes convencionais (como parkour, bocha e treinamento funcional), educação ambiental, formação pessoal e jogos corporativos.
História
Coordenada pela professora Márcia Solange Volkmer a área trabalha com a Escola Estadual de Ensino Médio Estrela e com a Escola Municipal Francisco Oscar Karnal. Entre os assuntos está a Primeira Guerra Mundial; Projeto Direitos Humanos, abordando a diversidade religiosa, de gênero e as mulheres. Além disso, foram estudadas a Revolução Industrial, com análise de imagens, produção escrita e palestra sobre o surgimento e atuação dos sindicatos. Os bolsistas também auxiliaram na elaboração de tarefas culturais para a gincana do Grêmio Estudantil.
Saiba mais
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Diretoria de Educação Básica Presencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e visa a incentivar e valorizar o magistério, bem como aprimorar o processo de formação de docentes para a Educação Básica. Mais informações no site www.univates.br/pibid.
Texto: Ana Amélia Ritt
Fotos: Divulgação