Qual o seu propósito ao investir em uma startup?. Com esta frase, o empreendedor e investidor-anjo João Kepler iniciou sua palestra no último dia de atividades do CRIExp, nesta sábado, 8. Em um primeiro momento, compartilhou suas experiências como empreendedor e como aprendeu a investir em startups a partir de uma viagem para o Vale do Silício, nos Estados Unidos. Segundo Kepler, para investir em um negócio é necessário observar algumas características, como o propósito do produto e qual será seu valor agregado no mercado. É preciso entender sobre o ramo de negócio, para que não haja surpresas no futuro. O investidor-anjo não é somente aquele que investe, mas sim que contribui para o crescimento da startup, aconselhando e prestando consultoria, cita Kepler.
O empreendedor alerta que o risco de investimento sempre existe, e que o retorno financeiro demora a vir. Por isso, é necessário filtrar bem as oportunidades que surgem. Uma boa startup é aquela que enxuga seu trabalho, tem um propósito definido, tem condições de aumentar o faturamento sem aumentar a infraestrutura e os custos e procura estar sempre se reinventando. A moeda mais valiosa do mercado hoje é a atenção; o dinheiro é consequência, enfatiza.
Segundo Kepler, o que define uma startup de sucesso é organização de seu trabalho. O mercado tradicional trabalha primeiro com o que fazer, depois em como fazer e por fim, porquê fazer. Uma startup, em sua essência, deve seguir o porquê de criar, o que criar e como fazê-lo, finaliza.
Em 2015, cerca de R$ 18 bilhões foram aplicados em negócios inovadores no Brasil, líder em investimento na América Latina. Nesse contexto, apenas 5% dos investidores são mulheres. Um dos exemplos de quem vem tentando mudar essa realidade é o de Milena Fernandes, que possui uma loja de moda feminina. A iniciativa da jovem de 22 anos e de sua mãe surgiu para atender uma demanda cada vez mais crescente: a de consultoria de moda. Aplica o que aprende nas aulas de Design de Moda da Univates e nos três empregos em que atua. O objetivo da loja é atender as pessoas conforme suas necessidades e seu tempo. Dessa forma, temos nossa loja fixa, mas a maioria de nosso trabalho é feito a partir do deslocamento até nossas clientes, cita. Essa, segundo Milena, é uma maneira interessante de fidelizar o público.
Demoday coloca startups na vitrine
A tarde do sábado foi marcada pelo DEMO DAY- Investor Day. A atividade é voltada para a apresentação de startups da região (aquelas que foram preparadas no workshop desta sexta-feira) para uma banca de investidores locais e nacionais para investimento real. Durante o evento, Kepler escolheu a startup com o melhor conjunto de equipe capacitada e destinada a receber investimento.
Janaína Pasin e Laís Ribeiro são sócias em uma startup que trabalha com marcas de vestidos de noivas para casamentos simples. Os produtos são disponibilizados apenas pela internet, e o site está no ar há cerca de dois anos. A nossa marca tem o propósito de utilizar a mão de obra brasileira e nós ouvimos isso em diversas palestras do evento. Então, ficamos felizes em saber que estamos no caminho certo, afirmam.
As representantes vieram de Porto Alegre para participar do CRIExp. O evento como um todo foi muito interessante para validar nossas ideias. Com certeza superou as nossas expectativas. A gente não tinha conhecimento que Lajeado tinha uma Universidade tão grande e tão bonita, concluem Janaína e Laís.
Texto: Camille Lenz e Artur Dullius