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CRIExp

Tarde de inovar e exercitar a criatividade

Por Nicole Morás e Mérilin Beck

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Pela primeira vez no Brasil, Justin Wilcox, da Customer Dev Labs e da plataforma Focus Framework, conduziu o workshop “The Focus Framework - Como encontrar a conexão entre produto e mercado” na tarde desta sexta-feira, 7, durante o CRIExp
 
De maneira interativa e prática, o norte-americano iniciou a atividade solicitando aos participantes para escreverem seus problemas em papéis e os agrupou por similaridade, sendo que a palavras mais recorrentes foram foco, medo e dinheiro. A partir disso, Wilcox explicou rapidamente o funcionamento do cérebro, de forma que a decisão é tomada na amígdala a partir de sentimentos, enquanto os atributos de um produto são percebidos de forma racional no córtex pré-frontal. Segundo ele, o desafio consiste justamente em criar uma conexão entre essas duas áreas. 
 
“Um bom engenheiro é aquele que muda sentimentos; um mau engenheiro é aquele que muda atributos. Um mau marqueteiro é aquele que vende atributos; um bom marqueteiro é aquele que vende sentimentos”, afirmou ele, apresentando cases que exemplificam o quanto o apelo emocional é mais decisivo para a compra do que as características racionais de um produto ou serviço. Na segunda parte da atividade, Wilcox apresentou a metodologia da Focus Framework, baseada em cinco etapas que envolvem entrevista com clientes, testes de marketing, testes de venda, aplicação em pequena escala e, então, automatização para a venda de grande escala. 
 
Com a atividade, Justin Wilcox apresentou aos participantes uma maneira de solucionar os problemas iniciais ao conseguir foco, de maneira que eles possam vencer seus medos, empreenderem e ganharem dinheiro. No turno da noite, Justin Wilcox ministra a palestra “Lições do Vale do Silício e a jornada rumo ao Customer Development Labs”. No sábado pela manhã, dia 8, ele realiza a palestra “Lean by doing – Fazendo lean” e, à tarde, o workshop “Trabalhando o Customer Dev Labs na busca do market fit – COMO fazer lean”.
 
Paradigmas e Tendências na era da transição 
 
Outro workshop da tarde foi com a jornalista que ostenta dois mestrados no currículo, Sabrina Deweik: referência mundial em pesquisa de tendências e consumo. Sabrina traz em sua bagagem pesquisas práticas e projetos importantes com grandes empresas nacionais e internacionais. No Brasil, atuou em projetos de marcas como Havaianas, Fiat, Natura, Petrobrás entre outras. 
 
Sabrina é uma Cool Hunter - caçadora de tendências - que percebe e capta mudanças de comportamento para descobrir o que as empresas devem fazer para atingir o sucesso. 
 
Em sua palestra “Os novos paradigmas do Futuro e as Tendências Emergentes”, a profissional falou sobre a era de transição. “Estamos deixando valores antigos  de lado para ceder aos novos valores. Até hoje o paradigma era a marca. Ao longo da era da crise, os novos valores que estão chegando são a sustentabilidade, o compartilhamento, a empatia, a qualidade do tempo e do espaço e também a diversidade”, complementa.
 
A ampliação de estratégias e experiências criativas tem se posicionado a favor do tempo do consumidor. “As pessoas estão em busca de qualidade de tempo, por isso é preciso ser capaz de fazer a leitura de comportamentos e por meio da tecnologia engajar o consumo em ações estratégicas”, salientou Sabrina.
 
Experiência e autenticidade são termos bastante usados pela Cool-Hunter. Para ela, tendência nada mais é que estar no lugar certo, na hora certa, criando benefícios para a sociedade. 
 
Texto: Nicole Morás e Mérilin Beck
 

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