Qual é o futuro para o mercado de vendas e atendimento aos clientes? Em palestra no CRIExp, na Univates, nesta sexta-feira, dia 7, o empreendedor serial In Hsieh deu uma pista: ele orientou que um conceito a ser difundido é o total commerce. É você vender tudo o que determinado perfil de consumidor precisa, explica ele seja pela internet ou em ambientes tradicionais de negócio.
Na palestra Invasão das startups chinesas no mundo ocidental oportunidades e ameaças, In Hsieh que recentemente foi chefe de e-commerce latam da fabricante de eletrônicos chinesa Xiaomi apontou que o comércio virtual ainda tem muito espaço para crescer. No Brasil, só temos 3,5% do mercado como um todo. Na China é 12%, com perspectiva de chegar a até 20% nos próximos anos. (Confira vídeo ao lado)
Filho de chineses, o paranaense In Hsieh participou da criação do Submarino.com, foi co-fundador das startups 4vets e Baby.com.br que recebeu mais de R$ 40 milhões em investimentos de vários fundos , além de ser investidor-anjo em vários outros empreendimentos. Com sua experiência de 20 anos na área, afirma que as empresas do mercado de inovação desde as startups às que trabalham com e-commerce cresceram ao oferecerem a praticidade ao consumidor. Ninguém está inventando a roda. A inovação está no modelo do negócio, principalmente pensando na empresa como plataforma de negócios, explica.
In Hsieh ressalta o papel dos investidores nos negócios. Quando você quer fomentar uma empresa, em algum momento, você terá que recorrer a um investidor, afirma. Na opinião dele, as empresas chinesas são sólidas porque o ambiente local é incentivador. A internet na China é quase uma intranet. E isso permitiu o surgimento de empresas locais muito fortes. Há grandes empresas multinacionais e suas correspondentes na China, disse, ao citar o gigante da internet Google e o buscador chinês Baidu.
Associado a esse fator, está a população do país, a maior do mundo cerca de 1,4 bilhão de habitantes. Mais de 600 milhões de pessoas utilizam a internet lá. São três Brasis, lembra. In Hsieh discorda que exista um protecionismo no Brasil, porém, afirma que a burocracia dificulta a evolução dos negócios de forma orgânica. Como reflexão, propõe que o país aprenda com a China como ser mais empreendedor. Podemos pensar como ganhar dinheiro a partir do exemplo deles, ressalta.
Seis passos para o sucesso
Inspiração, aprendizado, fundação, startup, escala e estrela (sucesso). Foi com essas seis dicas que André Hotta norteou sua palestra Techstars: Jornada Empreendedora (da inspiração até o IPO). O palestrante é formado em engenharia de produção mecânica e gerente regional dos Programas de Comunidades da Techstars, além de ser fundador da SmartMob Coworking.
Em sua fala, além de esclarecer dúvida a respeito do mundo empreendedor, Hotta destacou também a importância da realização de trabalhos voluntários, nos quais não se espera um retorno financeiro. O ser humano tem uma cultura muito vaidosa. Se percebe uma dificuldade de ajudar outras pessoas sem receber nada em troca. Mas é preciso saber que a rede de contato criadas com essas atividades é muito valiosa e pode ser utilizada em investimentos futuros, conclui.
Texto: Tiago Silva/ Artur Dullius