Alunos e intercambista trocam experiências em atividade do Univates Idiomas

Por Tiago Silva e Ricardo Horn

Postado em

A troca de experiências marcou a conversa entre alunos do nível Avançado II do Curso de Espanhol do Idiomas e o colombiano Sergio Johan Lesmes, que cursa Administração de Empresas na Uniminuto, em Cúcuta, e está fazendo intercâmbio neste semestre na Univates.

A atividade, que ocorreu na noite desta terça-feira, 13, objetiva o aperfeiçoamento dos estudantes na comunicação em Língua Espanhola e a socialização dos alunos com o intercambista. A conversa, em Espanhol, abordou aspectos culturais da Colômbia, principalmente detalhes não tão divulgados no Brasil.

Na avaliação dos alunos, o bate-papo é a melhor maneira de aprender o conteúdo do curso e de conhecer culturas de outros países. “Se pudesse, eu indicaria sempre, uma vez por mês, ter um intercambista participando interativamente conosco. Gosto muito da cultura hispano-americana”, diz Moisés Gugel, aluno da disciplina e que cursa Direito - Bacharelado na Univates.

Ao falar do aprendizado em outro idioma, o intercambista salientou que, apesar de serem línguas latinas, é complexo o aprendizado tanto do português para quem fala espanhol quando do espanhol para quem fala português. Sergio Lesmes acredita que a experiência de estudar em outro país é importante para a formação sociocultural do aluno e indica essa experiência a todos.

O intercambista, ao comentar sobre suas impressões do Brasil e da Univates, mostra-se surpreso com a estrutura que a Instituição oferece: “A Univates tem coisas que me chamam muito a atenção. A principal é a relação com a tecnologia, a preocupação de estar inovando constantemente. Não tinha visto algo assim antes”, ressalta.

Matrículas

As matrículas para os cursos de Idiomas da Univates podem ser realizadas a partir do dia 8 de novembro, pelo site www.univates.br/inscricoes/educacaocontinuada.

Alunos que já têm conhecimentos no idioma de interesse devem se inscrever para realizar a prova de nivelamento, que ocorre gratuitamente a partir de novembro. Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/extensao/univates-idiomas.

Texto: Tiago Silva e Ricardo Horn

Escolha uma formação