Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Concerto de Primavera apresenta repertório de clássicos no Teatro Univates

Por Lucas George Wendt/Assessoria de Imprensa

Postado em


Compartilhe

O clima de primavera da tarde do último domingo, 11, foi propício para a Orquestra de Venâncio Aires, que se apresentou no Teatro Univates. Para saudar a mudança de estação, que ocorre no próximo dia 23, a Orquestra realizou o Concerto de Primavera, que teve início às 18h.
 
O público presente pôde prestigiar versões orquestradas de grandes músicas - clássicos do rock, da Música Popular Brasileira e sinfonias eruditas conhecidas -, como, por exemplo, Elvis Presley, Tim Maia e Richard Strauss, em arranjos originais feitos pelo maestro Daniel Böhm. 
 
O concerto foi aberto com “Also sprach Zarathustra (Assim falou Zaratustra)”, poema sinfônico de Richard Strauss, de 1896. Em seguida, foram revisitados clássicos da banda sueca ABBA em um pout-pourri que mesclou diversas músicas do grupo. 
 
A apresentação seguiu com releituras de canções de Ray Charles, Whitney Houston, The Rolling Stones e Ivete Sangalo, entre outras músicas. “The Final Countdown”, da banda de hard rock Europe, lançada em 1986, encerrou a apresentação dos músicos, aplaudidos de pé pelo público. 
 
Um dos integrantes da Orquestra, o jovem Marcos Dessbesell participa desde a fundação do grupo, em 2009. Marcos, que toca bateria, comenta que é instrumentista desde seus oito anos de idade. O baterista é estudante de Psicologia na Univates e explica que, como ele, mais quatro outros integrantes são acadêmicos da Instituição. Sobre a rotina de ensaios, para que tudo esteja afinado durante as apresentações, Marcos revela que os integrantes da Orquestra ensaiam, semanalmente, em torno de três horas: duas horas para preparação geral, em grupo, e uma hora para ensaios individuais. 
 
A apresentação na Univates reuniu vinte dos 30 instrumentistas e cantores que integram o grupo. O regente Daniel Böhm conta que “orquestra não é só música erudita. O público demanda, e arranjamos versões híbridas. Incluímos versões de rock e blues”. Sobre o retorno ao Centro Cultural, ele comenta que “é sempre bom estar de volta, o Teatro Univates é uma referência”.
 
Saiba mais sobre a Orquestra de Venâncio
Formada em 2009, a Orquestra é regida pelo maestro Daniel Böhm. Os 30 músicos e vocalistas, cujas idades variam dos 15 aos 40 anos, são todos de cidades dos Vales do Taquari e Rio Pardo, principalmente de Venâncio Aires. Em novembro de 2015, mês em que completou seis anos de atividades, a Orquestra de Venâncio Aires esteve pela primeira vez no Teatro Univates, oportunidade em que gravou seu DVD. A Orquestra já se apresentou em diversos eventos pelo Rio Grande do Sul e, atualmente, está engajada no projeto de uma nova turnê. 
 
Alcemar e a Mascada Perdida
No dia 24 de setembro, a partir das 21h, o Teatro Univates recebe a peça teatral Alcemar e a Mascada Perdida. A comédia, que é estrelada pelo humorista Pedro Smaniotto, do programa Pretinho Básico, da Rede Atlântida, conta a história do pedreiro Alcemar, um homem puro, apaixonado pela vida e por suas aves: aves que são raras, selvagens e exóticas. Solitário, ele não tem ideia da surpresa que o destino lhe reservou: um poder que nenhum ser humano, nenhum rei, nenhum povo jamais conseguiu alcançar. A classificação etária é de 14 anos e os valores dos ingressos variam entre R$ 25,00 e R$ 100,00.
 
Texto: Lucas George Wendt/Assessoria de Imprensa

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.