Concursos de cinema, oratória e escrita recebem materiais até dia 30

Por Tiago Silva

Postado em

O curso de Letras da Univates recebe, até o dia 30 de setembro, materiais das escolas da região do Vale do Taquari para participação no III Festival de Cinema e Literatura, no III Concurso de Vídeo-oratória e no II Concurso de Escrita Criativa. Os eventos são direcionados a estudantes de escolas da região e ocorrem no dia 27 de outubro, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 7. As inscrições para as três atividades são gratuitas e devem ser feitas no Atendimento Univates.

O Festival de Cinema e Literatura objetiva estimular a leitura literária, oportunizar o desenvolvimento da habilidade de interpretação textual e desafiar o aluno a traduzir a linguagem literária para a linguagem cinematográfica. Podem participar estudantes de Ensino Médio e a produção em vídeo deve ser feita a partir da adaptação de um conto de Lygia Fagundes Telles ou de Clarice Lispector.

Já o Concurso de Vídeo-oratória busca valorizar a oratória como forma de crescimento individual, desenvolvendo a comunicação verbal do participante e, ainda, potencializa a elaboração de uma fala planejada diante de uma câmera. O concurso é direcionado aos alunos de Ensino Médio e cada vídeo deve ter de dois a três minutos, com o tema  “A leitura que eu recomendo é...”.

Para o Ensino Fundamental, é oferecido o Concurso de Escrita Criativa. A competição é dividida em duas categorias: alunos de 6º e 7º anos e alunos de 8º e 9º anos. Como desafio, os estudantes devem escolher uma das imagens divulgadas no edital do evento e escrever um texto de ficção inspirado na imagem. O objetivo é incentivar a produção da escrita criativa.

Mais detalhes podem ser conferidos nos editais dos concursos, que podem ser acessados pelo site http://www.univates.br/graduacao/letras/concursos.

Texto: Tiago Silva

Escolha uma formação