Docentes do CCBS são consultores ad hoc

Por Nicole Morás

Postado em

Consultores ad hoc são pesquisadores com reconhecida competência em sua área de atuação. São eles que analisam os projetos submetidos a editais públicos de incentivo à pesquisa. No Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Univates, por exemplo, quatro são os professores que foram convidados a dar seus pareceres a diversos editais.

Coordenadora do CCBS, a doutora Magali Grave afirma que o reconhecimento de professores da Univates por agências de fomento de outros Estados é importante, na medida em que pareceristas são pesquisadores de reconhecido saber em uma determinada área do conhecimento, escolhidos por seus pares para que, a partir de análise crítica, contribuam para o crescimento da ciência, da tecnologia e das profissões. “Para o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, ter esses professores denota a qualidade do nosso corpo docente e, também, contribui para a qualificação de estudos, projetos e produções científicas, dando mais visibilidade à Univates, tanto em nível regional quanto nacionalmente”, afirma Magali. A coordenadora do CCBS é uma das consultoras ad hoc do Centro, atuando junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Professor do curso de Farmácia, o doutor Luis César de Castro é consultor ad hoc da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, no edital do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) Para ele, o status da consultoria ad hoc representa a observação do trabalho desenvolvido e a valorização profissional e institucional, reconhecida por pares e por agências de fomento. “A escolha dos consultores constitui uma oportunidade de definição dos rumos da pesquisa nacional, em que o reconhecimento se dá mediante a expectativa externa de nossa contribuição, perante a expertise que nos cabe. Oportuniza-nos o incremento de experiências que compreendem o exercício da criticidade e a contribuição para o particular crescimento técnico-científico e profissional”, avalia ele.

De acordo com a professora Cássia Gotler Medeiros, o convite para ser consultora ad hoc de instituições de fomento à pesquisa traz satisfação por representar o reconhecimento da trajetória profissional em pesquisa, confirmada pelo currículo. “Esse convite também implica em grande responsabilidade perante a comunidade, pois é realizada a avaliação de projetos de pesquisa que terão financiamento público. Esse financiamento precisa ser muito bem direcionado para que a produção científica resultante tenha o potencial de ser revertida em benefícios para a população. Neste momento, em que o incentivo financeiro à pesquisa está tão escasso, aplicá-lo da melhor forma é fundamental”, explicou ela, que participou como ad hoc em edição anterior do PPSUS e neste ano foi novamente convidada para avaliar os projeto da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná.

Docente do curso de Ciências Biológicas e dos programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), Claudete Rempel é avaliadora de revistas diversas e da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb). Além disso, é avaliadora dos trabalhos do Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Universidade de São Paulo (USP) e do Simpep, o Simpósio de Engenharia da Produção da Universidade Estadual Paulista (Unesp). “É muito interessante ser avaliadora ad hoc, pois permite verificar o que está sendo produzido no país e, também, contribuir para a melhoria das produções. Ao mesmo tempo, é uma responsabilidade muito grande, pois liberar verba, muitas vezes escassa, para projetos requer que sejamos os mais justos possíveis e muitas variáveis devem ser observadas”, avalia Claudete.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação