CRIExp terá atividades voltadas a alunos de Ensino Médio

Por Nicole Morás

Postado em

Estudantes de Ensino Médio também podem participar das atividades do CRIExp, um evento que reunirá grandes nomes das áreas de tecnologia e empreendedorismo do Vale do Silício e do cenário nacional, além de eventos culturais, atividades voltadas à programação de jogos, desafios e a Feira de Ciências da Univates. O CRIExp ocorre de 6 a 8 de outubro, na Univates, em Lajeado.

Para esse grupo, a inscrição é gratuita e, além da programação do evento, haverá oficinas específicas, ministradas por professores da Univates. As oficinas ocorrem nos dias 6 e 7, nos turnos da tarde e da noite, com as seguintes opções: Criatividade e inovação; Criação de jogos e animações; Simulação de processos; Robótica; e Engenharia e criatividade.

As inscrições para o evento e mais informações estão disponíveis em www.criexp.com.br.

Feira de Ciências
A 6ª Feira de Ciências Univates: descobrindo talentos para a pesquisa ocorre nos dias 6 e 7 de outubro, no Complexo Esportivo da Univates, e também integra a programação do CRIExp. O momento é voltado aos alunos da educação básica e do ensino técnico e tem como objetivo despertar talentos para a pesquisa. Mais informações sobre a 6ª Feira de Ciências Univates podem ser conferidas pelo e-mail feiradeciencias@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5515.

PROGRAMAÇÃO EXTRA ENSINO MÉDIO
Horário -  Ministrante -  Oficina
14h às 18h - Carlos Henrique Lagemann -  Oficina de criatividade e inovação
14h às 18h - Maria Claudete Schorr Wildner - Oficina de criação de jogos e
animações
19h15min às 21h30min - William Jacobs - Oficina de simulação de processos

14h às 18h - Fabricio Pretto - Oficina de robótica
14h às 18h - Emanuele Amanda Gauer - Oficina de engenharia e criatividade

Oficina de criatividade e inovação
Nesta oficina os participantes serão desafiados a projetar e construir um carrinho de mão, em tamanho real, usando papelão, cola e grampos, para transportar uma pessoa. Técnicas de engenharia, resistência e muita criatividade serão empregadas na solução desse problema.

Oficina de criação de jogos e animações
Com a utilização do programa Scratch, os participantes criam jogos e animações, determinando por meio de instruções o comportamento de personagens e objetos.

Oficina de engenharia e criatividade
Nesta oficina os participantes aprenderão a construir, usando apenas espaguetes (macarrão cru) e cola, uma estrutura em formato de ponte que precisa suportar o maior peso possível. Conhecimentos de física e sistemas estruturais são os exercitados nesta atividade.

Oficina de simulação de processos
Os participantes projetarão e analisarão processos produtivos de bens e de serviços por meio de técnicas e usando um software de simulação.

Oficina de robótica
Nesta oficina os participantes, com muita criatividade, aprenderão a criar e programar pequenos robôs usando kits Mindstorms da Lego.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação