Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto ensina conceitos da graduação a estudantes da Educação Básica

Por -

Postado em


Compartilhe

Com o envolvimento até o momento de cerca de 1.200 alunos de escolas do Vale do Taquari, o projeto de extensão da Univates Tecnologias Multidisciplinares Aplicadas (Tema) leva conhecimento científico e tecnológico para a educação básica. Por meio de oficinas lúdicas e práticas, como construção de pontes de espaguete e de carrinhos de mão de papelão, robótica e programação e simulação de processos, estudantes são incentivados a explorar conceitos que abrangem os cursos de Engenharia da Instituição. As atividades já envolveram mais de 70 acadêmicos da graduação e ocorrem durante todo o ano de forma gratuita.

“O envolvimento dos estudantes com a comunidade externa oportuniza trabalhar conceitos vistos em sala de aula. Além disso, desenvolvem habilidades e competências que muitas vezes não podem ser adquiridas só em sala de aula. Para os alunos da educação básica a oficina também é válida, pois eles conhecem atividades do Ensino Superior, ou seja, conteúdos e materiais que normalmente não estão ao seu alcance”, explica a coordenadora do projeto, professora Maria Claudete Schorr Wildner.

Antes de levarem conceitos de matemática, física e computação aos estudantes do ensino básico, os acadêmicos da Univates passam por qualificação. Após, conforme disponibilidade, são convidados para participar de atividades nas escolas. “São dois momentos: aquele em que explicamos o conteúdo e o colocamos em execução e aquele em que elaboramos uma competição na escola. Os alunos adoram”, conta a professora.

“No projeto aprendi vários conteúdos novos de outros cursos também. Nas visitas temos de explicar o conteúdo que vimos na graduação de uma forma mais ampla, pois estamos acostumados com os detalhes, eles não. Os alunos das escolas se divertem bastante e, consequentemente, a gente também”, afirma a bolsista do projeto e estudante de Arquitetura e Urbanismo Franciele Ferrari. “É legal que o estudante da Univates leve seu conhecimento para a comunidade e retorne com a resposta e o envolvimento da comunidade. Com as oficinas, os acadêmicos da Instituição têm relação com toda parte humana e social”, conclui a professora Maria Claudete.

Escolas interessadas em participar das oficinas sobre robótica, programação, construção de pontes de espaguete, simulação de processos e desenvolvimento de produto podem entrar em contato pelo e-mail projetotema@univates.br.

Texto e foto: Ana Amélia Ritt
Legenda: 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.